PREVISÃO

PERIGO: Inmet alerta para ventos acima dos 100 km/h além da chuva em Pernambuco

Alerta de perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estende-se até este sábado (28) no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 27/05/2022 às 19:26 | Atualizado em 27/05/2022 às 20:55
Notícia
X

O alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuva forte até este sábado (28) em Pernambuco, além do grande volume de precipitações, informa sobre o risco de ventos acima dos 100 km/h no Estado. 

O Inmet alerta para "chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário". 

O que diz a Apac?

A previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aponta volume grande de precipitações da noite desta sexta-feira (27) até o sábado (28) na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Sul e Norte e Agreste.

O aviso tem a classificação "estado de alerta", na cor vermelha, que aponta risco muito alto de transtornos para a população.


Após tempestades que geraram acúmulos de cerca de 200 milímetros em 24 horas no Recife e região, a capital pernambucana deve se preparar para o retorno das chuvas fortes a partir deste sábado (28). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), para este fim de semana é esperado acúmulo de no mínimo 100 milímetros, com precipitações ocasionadas pelo Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL)

O fenômeno é o mesmo responsável pelas fortes chuvas dos últimos dias. A diferença, desta vez, é que ele não virá com resquícios da massa de ar polar que vinha atingindo o País e impulsionou o volume de chuvas.

 

Ainda assim, a Apac espera um grande volume de chuva neste sábado (28) e domingo (29) em toda a Região Metropolitana do Recife. Embora não consiga ainda precisar a quantidade, os meteorologistas trabalham com, no mínimo, acúmulos de 100 milímetros. 

 

"Para sábado e domingo tem possibilidade de chuva forte. O sistema meteorológico atuando é o Distúrbio Ondulatório de Leste, DOL. Uma das característica é que se comporte como uma onda, pode provocar chuva em determinado momento, e aí, em seguida, você tem chuva fraca ou até mesmo ausência de chuva e, depois, vem a continuidade da onda", explica o meteorologista da Apac Fabiano Prestelo. 

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Alagamentos no bairro do Ipsep. Chuvas no Recife // Alagamentos. Na foto: Rua Blumenau. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

"Não temos ainda como estimar precisamente o volume das chuvas, (a Apac) diz que é semelhante (ao volume dos últimos dias), mas pode ter alguma variação para mais ou para menos. Mesmo sendo um pouquinho mais fraca ou mais forte, chuvas acima de 100 mm sempre causam alguns transtornos, bom ficar alerta em relação a pontos de alagamentos, eles (defesa civil) já estão se movimentando", alerta Prestelo.

Questionado sobre o volume mínimo esperado, ele atesta: "Mínimo seria a partir dos 100 milímetros". 

Canais oficias sobre meteorologia

A Apac ressalta que trabalha com previsões meteorológicas, e mudanças podem ocorrer num curto espaço de tempo, sendo sempre importante consultar os canais oficiais. Nesta sexta-feira, a agência segue com expediente normal e monitoramento as ações dos ventos, que podem reduzir ou ampliar a expectativa em torno do volume de chuvas. 

Tags

Autor