A cultura popular perdeu um dos seus grandes nomes na sexta-feira (20), com o assassinato do Mestre Saúba. Ele foi assassinado a facadas em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, após uma briga. De acordo com a Polícia Civil, em nota divulgada neste sábado (21), Antônio Elias da Silva, 71 anos, estava em um bar, no bairro de Santo Antônio, quando foi esfaqueado após uma discussão.
O suspeito do crime bebia no bar com Mestre Saúba e foi preso em flagrante. O homem não teve sua identidade divulgada.
Mestre Saúba ainda chegou a ser socorrido no Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro recifense de Santo Amaro.
O velório do artista acontece na casa onde Saúba morava, no mesmo bairro onde foi assassinado. O enterro está programado para a partir das 9h da da segunda-feira (23), no Cemitério Parque da Saudade, em Carpina, município onde ele nasceu.
LAMENTO
A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgaram uma nota de pesar dizendo que "a cultura popular de Pernambuco perdeu um dos seus grandes representantes".
Na nota a Seculta conta, ainda, que Antônio Elias da Silva ganhou o apelido de Saúba ainda na infância. "Considerado um dos maiores mamulengueiros do país, era um artesão, brincante e ficou conhecido pelos bonecos Benedito e Dona Lindalva Dançarina, além de suas criações articuladas que retratavam casas de farinha e outras atividades da rotina da população rural", diz o texto.