METEOROLOGIA

CHUVA FORTE EM PERNAMBUCO: Apac emite alerta para esta quarta-feira (22). Saiba onde vai chover

Aviso foi emitido na manhã desta terça-feira (21), e é válido a partir da madrugada desta quarta-feira (22)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 21/06/2022 às 10:55 | Atualizado em 22/06/2022 às 17:22
Notícia
X

Chuvas de intensidade de moderada a forte devem cair sobre a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata do Estado a partir da madrugada desta quarta-feira (22). A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), que emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (21) sobre a possibilidade de intensa precipitação, com a cor laranja, indicando "estado de atenção".

O tempo fechado é ocasionado pelo sistema meteorológico denominado de Onda de Leste, o mesmo que provocou as fortes chuvas que foram capazes de causar tragédias e 130 mortes no litoral e Zona da Mata de Pernambuco entre o final de maio e começo de junho.

Veja o ranking de onde mais choveu em Pernambuco:

  • Recife (Areias) - 122,20,00 mm
  • Tamandaré - 119,47 mm
  • Paulista (Janga) - 119,34 mm
  • Recife (Pina) - 117,11 mm
  • Jaboatão dos Guararapes (Cavaleiro) - 108,15 mm
  • São José da Coroa Grande (Boca do Rio) - 108,06 mm
  • Recife (Ibura) - 108,00 mm
  • São Lourenço da Mata (Rua dos Milagres) - 104,40 mm
  • Itamaracá - 100,84 mm
  • Jaboatão dos Guararapes (Piedade) - 97,81 mm 

Segundo a Apac, há previsão da Onda de Leste entrar no continente causando chuvas também no Agreste a partir da tarde e noite da quarta-feira (22). Assim, a população deve acompanhar as previsões atualizadas nos próximos dias e seguir as recomendações da defesa civil.

Qual a previsão para os próximos dias em Pernambuco?

Para este 21 de junho, oficialmente o início do inverno, é esperada precipitação de intensidade fraca (2 a 10 milímetros) em todas as regiões de Pernambuco. Para a quarta-feira (22), a expectativa da Apac é que chova de forma moderada a forte (50 a 100 mm) na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata; de forma moderada (30 a 50 mm) no Agreste; e de forma fraca no Sertão do São Francisco e no Sertão de Pernambuco.

Para os próximos dias, ainda não há uma previsão definida, apenas uma tendência - que pode ser alterada posteriormente. Assim, para a quinta-feira (23), é esperada chuva de moderada a forte para a RMR, Zona da Mata e Agreste e moderada para as demais regiões. Já na sexta (24), a Apac indica, por enquanto, precipitação de moderada a forte na Mata Norte; moderada na Mata Sul, RMR e Agreste, e fraca em todo o Sertão.

No sábado (25), há tendência de chuva de fraca a moderada (10 a 30mm) na RMR e Zona da Mata; chuva fraca no Agreste e de que não haja chuva no Sertão como um todo. Já no domingo (26), deve chover moderadamente na Mata Norte e RMR, de fraca a moderada na Mata Sul e Agreste e de forma fraca no Sertão.

Qual a previsão para o inverno em Pernambuco?

O inverno começa, oficialmente, nesta terça-feira, 21 de junho, indo até 22 de setembro no hemisfério sul. Naturalmente, já são registradas fortes chuvas no período na Região Metropolitana do Recife, mas, desde abril, Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) já alertava que a precipitação deveria ser acima da média entre os meses de maio e agosto no Estado deste ano.

Assim, os meses de junho, julho e agosto devem ter acúmulo de chuva acima de 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, que são as respectivas médias históricas. No entanto, a previsão para julho e agosto ainda será atualizada nesta terça-feira durante reunião climática com meteorologistas da Apac. Assim que isso acontecer, novas informações serão acrescentadas a esta matéria.

Qual é a previsão para o inverno de 2022 no Brasil?

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que o inverno no Brasil este ano poderá ter chuvas abaixo da média nas regiões sul e sudeste, ao contrário das regiões norte e nordeste, que por conta do fenômeno, têm maior tendência de chuvas durante a estação. Isso acontece devido à permanência do fenômeno La Niña.

Já no centro-oeste, deve haver predomínio de seca e frio típicos do período, com umidade relativa do ar com picos mínimos abaixo dos vinte por cento. Durante este inverno, haverá possibilidade de neve na região serrana do extremo sul do país.

A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, dá um panorama das temperaturas pelas regiões do país. Segundo ela, "em grande parte do nosso país, a tendência é que tenhamos um inverno dentro da normalidade, com temperaturas amenas para o período, mas nada de um frio tão significativo”.

Qual é a previsão para o inverno de 2022 no Nordeste?

A previsão do Inmet indica chuvas acima da média histórica para toda a faixa próxima ao litoral nordestino, em função dos impactos da La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

No oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão, as chuvas poderão ser próximas da média, sendo que estas áreas já se encontram em seu período menos chuvoso.

Em relação a temperatura, a previsão indica que neste inverno haverá o predomínio de temperaturas próximas e acima da média em grande parte da região.

Tags

Autor