Após as fortes chuvas que atingiram Pernambuco na última semana, habitantes do Estado vêm procurando informações sobre tempo e clima. No WhastApp, gráficos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que integra o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), têm assustado pessoas pela previsão semelhantes às feitas para as chuvas do último sábado (28).
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: vítimas, enfim, ganham rostos com identificação divulgada pelo Estado
- Veja previsão do tempo para este sábado, uma semana depois da tragédia que deixou 128 mortos em Pernambuco
- Missa de 7º dia em memória das vítimas das chuvas é conduzida por Dom Fernando Saburido. Saiba como assistir
São dois gráficos de "meteograma" que estão circulando em correntes de WhatsApp. O primeiro mostra uma previsão do Centro de Previsão de Tempo do Inpe realizada em 24 de maio. No gráfico, é possível ver que o centro conseguiu prever o maior volume de chuvas do último dia 28 de maio, mostrando índices que apontam uma máxima de 5mm/h. Veja:
O segundo gráfico é de uma previsão de 3 de junho que mostra que as chuvas do dia 9 de junho (próxima quinta-feira) se aproximariam dos números do dia 28 de maio, com precipitação de quase 5mm/h. Essa previsão foi vista pela reportagem do JC na última sexta-feira (3). Veja
Contudo, neste sábado (4), ao acessar o site do Cptec e buscar por "Recife" é possível ver que a previsão mudou. Agora, a previsão para o dia 9 de junho não chega nem a 1mm/h. Por ou seja, não há motivos para pânico. Veja:
A reportagem tentou contato com o Cptec, mas não conseguiu retorno até a publicação dessa matéria.
Continuaremos acompanhando o meteograma do Cptec, que é o centro mais avançado de previsão numérica de tempo e clima da América Latina, fornecendo previsões de tempo de curto e médio prazos e climáticas de alta precisão, desde o início de 1995.
Previsão do tempo do final de semana
Neste sábado (4), a previsão da Agência Pernambucana de Águas de Clima (Apac) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada, com intensidade fraca a moderada na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata.
Embora a previsão seja de fraca a moderada, a maré pode contribuir com os transtornos durante o dia. À noite, mais precisamente às 18h24, haverá uma nova maré alta e o volume deve alcançar 1,9 metros.
No domingo (5), existe a possibilidade de pancadas de chuva na madrugada e primeiras horas da manhã, porém com intensidade fraca a moderada.
"Essas chuvas são comuns para essa época do ano. Então deve persistir esse tipo de precipitação, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, até meados de agosto", explicou o meteorologista da Apac Thiago do Vale.