O chefe do setor de queimados do Hospital da Restauração (HR), Marcos Barreto, detalhou nesta segunda-feira (25) o estado de saúde das quatro vítimas de uma explosão de gás no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, no domingo (24).
De acordo com o médico, duas das quatro vítimas - um homem de 57 anos e outro de 48 - tiveram cerca de 80% do corpo queimado na explosão em uma galeteria.
"Eles têm em torno de 80% do corpo comprometido, de segundo e terceiro grau. Envolvendo a cabeça, parte do tronco, membros superiores - que é braços e mãos - e as pernas também", afirmou Marcos Barreto.
As outras duas vítimas, de 28 e 35 anos, tiveram 40% de comprometimento da superfície corporal. "Um deles pulou no canal, foi o que aliviou a expansão dessa queimadura", disse.
As vítimas são: o dono do estabelecimento comercial, um taxista, um entregador de gás e um homem que passava pelo local e, ao ver a situação do vazamento, decidiu ajudar.
A explosão de gás aconteceu no fim da tarde do domingo (24). De acordo com testemunhas, o vazamento de gás ocorreu em um estabelecimento comercial que vende galeto na Rua São Sebastião, em Água Fria.
O estabelecimento teria fechado por volta das 14h30, e duas horas depois, os vizinhos começaram a sentir um cheiro forte e acionaram o dono da loja.
Vídeos gravados pelos moradores mostram que havia muita fumaça saindo do estabelecimento, quando o portão foi aberto. Vizinhos contam que o proprietário começou a tirar botijões de gás de dentro do imóvel. Pouco depois, houve a explosão.
Algumas pessoas que estavam em frente ao estabelecimento foram atingidas pelo fogo e pelo impacto da explosão. Três delas chegaram a cair dentro do canal da rua.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados. Dois homens foram socorridos pelo Samu, um pelos bombeiros e o quarto, por populares. Todos levados para o HR.