Obras da segunda etapa da orla de Piedade devem começar cerca de 8 meses após finalização da primeira
Abertura do processo de licitação para dar continuidade aos serviços foi assinada nessa quinta-feira (11) com a presença de representantes do governo federal
A segunda etapa da requalificação da orla de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deve ter obras iniciadas quase oito meses após a finalização da primeira, entregue - com atraso - em março deste ano.
Isso porque a abertura do processo de licitação para dar continuidade aos serviços foi assinada nessa quinta-feira (11) e, segundo a gestão, demora cerca de três meses para ser finalizado. Assim, as obras devem ser iniciadas nesse prazo e entregues no último trimestre de 2023.
Ao JC, a gestão afirmou que a espera foi devido à primeira etapa ter sido "feita com outra fonte de recursos". "O projeto que contempla o restante da requalificação foi aprovado na última quarta-feira e imediatamente o município autorizou o processo licitatório, que aguardava essa aprovação", pontuou.
Foram liberados R$ 14,3 milhões pelo governo federal para que o restante do projeto saia do papel. O segundo trecho contempla dois quilômetros de extensão da Avenida Senador Sérgio Guerra entre a Igrejinha de Piedade e a divisa com o Recife.
Na primeira etapa, foram empregados cerca de R$ 6 milhões. A previsão inicial era que fosse entregue no final de 2021, mas ficou para fevereiro de 2022 e foi finalizada em março.
As outras duas etapas serão executadas posteriormente, à medida em que os recursos forem sendo liberados. A Prefeitura explicou, por nota, que os R$ 14,3 milhões vão sendo repassados à medida em que a obra vai avançando, e não de uma vez só, mas que "já estão assegurados".
Além da presença do prefeito, Mano Medeiros (PL), a solenidade de assinatura da licitação no Complexo Administrativo da Prefeitura contou com o ministro do Turismo, Carlos Brito, e do presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Silvio Nascimento.
Na ocasião, Mano, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), elogiou a presença dos representantes do executivo federal.
“A vinda do ministro Carlos Brito e do presidente da Embratur, Silvio Nascimento, para iniciarmos o processo licitatório, foi muito importante porque mostra a atenção dada pelo presidente Jair Bolsonaro e do próprio ministro ao Estado de Pernambuco e a Jaboatão", afirmou.
Para ele, a obra "estimula a prática esportiva, o lazer, turismo e a economia" da cidade. "O primeiro trecho, que já entregamos, hoje é muito utilizado pelas famílias, que aproveitam a praia e as belezas naturais. Agora estamos ampliando para garantir uma área mais ampla e segura”, ressaltou.
Já Carlos Brito falou da importância em investir no turismo como forma de dinamizar a economia em todo o País.
“A infraestrutura é o básico para incrementar o turismo e foi exatamente isso que viemos fazer em Jaboatão. O projeto da orla foi aprovado e agora já tem recursos liberados. O Governo Federal sempre investe em Pernambuco e só no turismo foram R$ 130 milhões. O mesmo é feito no País, tanto que já houve um crescimento de 43% no setor e a previsão é de crescimento de 62%, no segundo semestre”, disse o ministro.
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O que haverá no segundo trecho da nova orla de Piedade?
A requalificação da orla de Piedade, principal ponto turístico da cidade, é uma demanda antiga de moradores e comerciantes locais que foi intensificada principalmente após banhistas não poderem mais entrar no mar por 2,2 quilômetros da praia, da Igrejinha até o Barramares Hotel.
Além de novo calçadão, o segundo trecho da orla ganhará ciclovia, pista de cooper, espaços de convivência e contemplação, tudo com a devida sinalização e acessibilidade. Bancos com design moderno, equipamentos e espaços de esporte e lazer também serão implantados. Com o intuito de garantir mais segurança e economia, a iluminação passará a ser em LED.
A Prefeitura afirmou que o piso foi desenhado de forma a suavizar a transição da paisagem entre os municípios, ao mesmo tempo em que vai assumindo identidade própria, mesclando piso intertravado e pedras portuguesas, além do piso tátil, sinalizando os obstáculos.
Nas outras duas etapas pela frente, será concluída a ligação por ciclovia desde a divisa com o Recife até a divisa com o Cabo de Santo Agostinho, conectando-se com a do Paiva.