Além de estar presente na memória e história da cultura recifense, Tarcísio Pereira, o patrono da Leitura em Pernambuco agora está, também, permanentemente na esquina da 7 de Setembro com a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Ali, foi inaugurada nesta semana a estátua do livreiro, a 20ª do Circuito da Poesia.
Sentado com sua clássica boina, óculos e a expressão agradável que costumava ter, a estátua está próxima de onde funcionou a livraria Livro 7 - espaço cultural inaugurado por ele que, entre os anos 1970 e 2000, esteve entre os mais pulsantes do Recife.
A entrega da obra, assinada pelo artista Demétrio Albuquerque, ocorreu no último domingo (28), com a presença de familiares, amigos e admiradores do livreiro. Para a filha Júlia Pereira, de 22 anos, foi impossível conter as lágrimas. "Quando cheguei, me acabei de chorar, porque o vi sentado com todos os amigos dele ao redor, pessoas que faziam parte da vida dele."
Na Livro 7, foram formados importantes intelectuais, estimulados pela promoção sistemática de eventos e lançamentos literários. As prateleiras com 60 mil livros fizeram da livraria a maior do Brasil, segundo menção honrosa no Guiness Book.
Relembrar a Livro 7 é, também, relembrar um Centro do Recife diferente: a agora esquecida 7 de Setembro era um ponto de encontro. "Era uma rua viva, cheia de intelectuais, que hoje está abandonada e muito descuidada. É triste vermos esse contraste", disse Júlia, que completou: "Mas Demetrio entregou a escultura certa, no lugar certo, porque foi ali onde ele se tornou ele."
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Tarcísio se mudou para o Recife ainda adolescente, e morreu em 25 de janeiro de 2021, aos 73 anos, por complicações da covid-19.
O Circuito da Poesia é um itinerário cultural ao ar livre criado e mantido pela Prefeitura do Recife que homenageia 20 ilustres escritores, poetas e músicos que viveram ou nasceram na cidade.
Obras do Circuito da Poesia
- Manuel Bandeira (Rua da Aurora)
- João Cabral de Melo Neto (Rua da Aurora)
- Capiba (Rua do Sol)
- Carlos Pena Filho (Praça do Diário)
- Clarice Lispector (Praça Maciel Pinheiro)
- Antônio Maria (Rua do Bom Jesus)
- Ascenso Ferreira (Cais da Alfândega)
- Chico Science (Rua da Moeda)
- Solano Trindade (Pátio de São Pedro)
- Luiz Gonzaga (Praça Mauá)
- Mário Mota (Pátio do Sebo)
- Joaquim Cardozo (Ponte Maurício de Nassau)
- Ariano Suassusa (Rua da Aurora)
- Alberto da Cunha Melo (Parque 13 de Maio)
- Celina de Holanda (Avenida Beira Rio)
- Liêdo Maranhão (Praça Dom Vital)
- Naná Vasconcelos (Marco Zero)
- Reginaldo Rossi (Pátio de Santa Cruz)
- Janice Japiassu (Rua do Príncipe)
- Tarcísio Pereira (7 de Setembro)
Comentários