Pescadores de comunidades ribeirinhas do Recife realizam um protesto no início da tarde desta terça-feira (9). O grupo pede por condições de pesca e liberdade nos rios que cortam a cidade.
A manifestação, chamada pelos populares de "barqueata", iniciou no Rio Capibaribe e seguiu em direção à Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, no Centro do Recife.
Os manifestantes reclamam que não conseguem acessar algumas partes do rio na altura do Cais de Santa Rita e no Cais José Estelita, sendo impedidos por empresas privadas, que estariam restringindo parte das águas.
"Não estamos podendo pescar, por conta de uma obra que estão fazendo na maré. Queremos uma resposta do que vamos fazer sem a pesca, isso é o sustento da nossa família", disse Francineide, moradora da Ilha de Deus.
Ver essa foto no Instagram
"Os peixes matam a fome da classe média e dos pobres e precisam ter a atividade comercial reconhecida. Os pescadores querem políticas públicas contra a poluição e para garantir a proteção de um pescado de qualidade e com condições dignas aos pescadores", afirmou um dos manifestantes.
TRÂNSITO NA AURORA, CENTRO
Às 12h25 desta terça-feira (9), o grupo de pescadores bloqueou a passagem da Rua da Aurora sentido Mário Melo. Condutores que utilizariam a via precisam acessar vias alternativas.
CADEIRATES FECHAM DUARTE COELHO
Aos pés da Rua da Aurora, outro grupo faz um outro protesto pedindo por direitos. Cadeirantes interditam a Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, para cobrar repasses de verba para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Segundo os manifestantes, a falta da verba tem prejudicado quem precisa de novas cadeiras de rodas.
TRÂNSITO NA CONDE DA BOA VISTA E NA RUA DO SOL, CENTRO
Devido à interdição da Ponte Duarte Coelho, no Recife, o fluxo de transportes ficou complicado na Conde da Boa Vista e Rua do Sol às 12h20 desta terça-feira (9). Os veículos precisam fazer retorno em rotas alternativas para seguir destino.