Busto de Frei Caneca é roubado de praça no Centro do Recife

A estátua fica ao lado do Forte das Cinco Pontas, um dos principais pontos turístico do Recife e onde funcionam o Museu da Cidade do Recife
Roberta Soares
Publicado em 21/08/2022 às 21:03
FREI CANECA Prefeitura não sabe quando peça foi levada Foto: REPRODUÇÃO


O busto em homenagem ao mártir pernambucano Frei Caneca foi roubado da praça em que ficava instalado, no bairro de São José, Centro do Recife. O furto só foi percebido neste domingo (21/8) e ainda não se sabe quando e quem roubou a peça.

A estátua fica ao lado do Forte das Cinco Pontas, um dos principais pontos turístico do Recife e onde funcionam o Museu da Cidade do Recife e a Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco.

O busto em homenagem a Frei Caneca foi inaugurado em 1981. Foi nesse local que, em 1825, o revolucionário Frei Caneca foi fuzilado e morto.

Ele participou da Revolução Pernambucana de 1817, que, durante 75 dias, tornou Pernambuco um país independente; e da Confederação do Equador, contra o autoritarismo de Dom Pedro I e em defesa da instalação da República no Nordeste.

A Prefeitura do Recife não soube dar detalhes sobre o furto e parece ter sido informada do episódio pela imprensa. Por nota, a gestão municipal lamentou o fato , destacou que o vandalismo gera um prejuízo de R$ 2 milhões por ano à cidade e informou que irá prestar queixa à Polícia Civil para que investigue o caso.

Confira a nota enviada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb):

"A Emlurb lamenta o furto da peça e informa que irá registrar um Boletim de Ocorrência junto à polícia. Os atos de vandalismo causam prejuízos enormes para a administração municipal.

Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo, a Prefeitura do Recife chega a gastar mais de R$ 2 milhões por ano.

Para se ter ideia da gravidade do comportamento destrutivo e irresponsável para toda a sociedade, esse montante seria o suficiente para construir duas Upinhas por ano. Ou ainda construir uma escola padrão, bem como duas creches.

O valor seria ainda suficiente para a implantação de cerca de 1.700 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de cerca de 20 escadarias com inclusão de corrimão.

isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do patrimônio público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156".

TAGS
pernambuco Frei Caneca busto violência
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory