O Museu Militar do Forte do Brum, no bairro do Recife, será palco do evento gratuito e aberto ao público chamado “Entardecer Patriótico", que comemora, neste sábado (3), o Bicentenário da Independência do Brasil. Para isso, haverá mudanças de trânsito e reforço na segurança dos arredores do espaço.
A partir das 17h30, será apresentada a Orquestra Sinfônica do Recife e da Orquestra Criança Cidadã, sob a regência do Maestro José Renato Accioly, além de bandas militares, acompanhados de salvas de Artilharia e iluminação cênica de alta tecnologia, criando uma atmosfera única.
Serão mais de 200 músicos em um palco de grandes dimensões e com sistema de som especialmente dimensionado para o evento, tocando canções populares e clássicos, de grandes compositores brasileiros e internacionais.
O sanfoneiro Beto Hortis fará uma participação como solista na interpretação de Asa Branca, composição do eterno Luiz Gonzaga que terá arranjo idealizado para orquestra.
O CMNE explicou que, ao longo do espetáculo, alguns aspectos da contribuição de Pernambuco para o processo de independência do Brasil serão contados em forma de literatura de cordel e com imagens projetadas por equipamentos de última geração, diretamente nos paredões do museu. “Muita tecnologia usada para levar o público a uma viagem no tempo.”
“Música de nível internacional, em um show de luzes, imagem e som, como só acontece a cada 200 anos. Você e sua família não podem perder. Venha contar essa história com a gente!”, chamou a instituição.
O estacionamento do prédio da Prefeitura da Cidade do Recife, ao lado do Forte do Brum, estará aberto ao público e com segurança reforçada. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou uma operação que vai das 14h até as 20h.
Os condutores que estiverem na Avenida Alfredo Lisboa serão desviados para Travessa Tiradentes para acessar o Cais do Apolo. A Rua do Brum e a Avenida Militar serão bloqueadas. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local para auxiliar na mobilidade.
A Polícia Militar de Pernambuco e a Guarda Municipal estruturaram um esquema de segurança especial para o espetáculo. A reportagem pediu mais detalhes sobre os esquemas aos órgãos responsáveis e aguarda resposta.