Falta pouco para o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco ser divulgado. Isso porque a 12ª edição do evento, que reúne organizações de pequeno, médio e grande porte, certificadas pela consultoria global Great Place to Work (GPTW), acontece na noite desta terça-feira (01), a partir das 19h, no Arcádia Apipucos. Ao todo, são 25 empresas vencedoras, 55 organizações inscritas e 37,6 mil funcionários representados.
O prêmio reforça a parceria existente entre o GPTW e o Jornal do Commercio na valorização de boas práticas de gestão e na divulgação dos vencedores. Por isso, além das empresas que figuram no ranking, o evento, para convidados, terá a participação de Mariza Quinderé, diretora-geral do GPTW para Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas e Andréa Pontual, gerente de Marketing do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), representando o veículo.
"Essa parceria com o GPTW é muito importante, pois mais do que premiar empresas, estamos celebrando o reconhecimento delas através dos próprios funcionários. Boas práticas, cultura colaborativa e autonomia nas equipes são pontos destacados pela consultoria, que indicam como as empresas premiadas vem trabalhando. E o resultado disso podemos perceber com o ranking", comenta Pontual.
Para animar a festa, a banda ByRock irá embalar o salão do Arcádia Apipucos com clássicos da Música Popular Brasileira e do rock nacional e internacional. Além dessa atração, o DJ Magal irá dar continuidade aos festejos.
As 25 empresas premiadas são distribuídas nas categorias grande porte (acima de 1.000 funcionários), médio porte (100 a 999 funcionários) e pequeno porte (30 a 99 funcionários). Para participar desse ranking, a empresa precisa atender aos critérios que as tornam elegíveis: ter pelo menos 30 funcionários e ser certificada. A certificação se dá com a obtenção da nota mínima de 70% na pesquisa com os colaboradores e com o alcance da amostra mínima de respondentes.
"Chegamos à 12ª edição do prêmio e nossa expectativa é poder celebrar muito com cada uma dos colaboradores que, merecidamente, estarão conosco para fazermos uma grande festa juntos. Nada substitui esse contato pessoal. Passamos o ano inteiro acompanhando o trabalho e a dedicação dessas pessoas. Estamos ansiosos para abraçá-las e parabenizá-las por essa conquista", complementa Mariza Quinderé.
A metodologia de avaliação varia conforme o número de funcionários. Nas empresas inscritas na categoria "pequeno porte", é considerada apenas a nota de pesquisa. Para as empresas que têm mais de 100 funcionários (tanto as médias quanto as grandes), a nota final é composta - 75% oriundos da nota da pesquisa e 25% da análise das práticas for all, quando os processos, rotinas e benefícios das empresas são avaliados.
Nesta quarta-feira (02), o Jornal do Commercio veicula nas suas plataformas digitais um especial sobre a 12ª edição do prêmio. Com o tema "gestão humanizada com foco no colaborador", as matérias contribuem para o esclarecimento sobre as práticas realizadas nas empresas para uma boa gestão, além de conteúdos com empresas premiadas.