Em colaboração com a repórter Simone Santos, da TV Jornal
Uma multidão de fiéis se dirigiu, na manhã desta quinta-feira, até o Morro de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife - onde fica o Santuário dedicado à padroeira afetiva do Recife, cujo dia é celebrado neste 8 de dezembro.
Maria Gabriela, de apenas 3 anos, chegou ao Morro nos braços da mãe vestida em homenagem à Virgem Maria. A pedagoga Ana Flávia Gomes vem desde pequena até a Festa do Morro e há três anos paga promessa, agradecendo pela vida da filha.
"Ela é um presente divino que eu pedi a Deus e Nossa Senhora atendeu. Por isso que o nome dela é Maria, e enquanto ela tiver vida e a mãe puder subir o morro com ela, vai pagar a promessa", disse.
A tradição de subir o morro para agradecer pelas graças alcançadas já se estende por gerações na capital pernambucana. Mesmo assim, este ano, muita gente está pagando promessa pela primeira vez - como a professora Suzana Castro, que veio de Paulista junto à filha, Hellen Gabriela.
"Ela faz uso de medicação e tenho fé que a partir desse momento ela vai deixar de usar esse remédio", afirmou.
O problema de mobilidade não impediu Quitéria Alves de pagar promessa neste ano. Ela veio agradecer pela vida do primo. "Ele estava na UTI, muito doente, aos 9 anos de idade, e fiz a promessa para trazê-lo no Morro", contou.
O estudante Jonatan Alves estava emocionado. Ele tinha um problema de perda de proteína no corpo e acredita que se curou pela graça de Nossa Senhora. "Para mim é uma alegria imensa", afirmou.
Já Dona Severina, de quase 70 anos, foi trazida pela filha, Maria Cristina. Também é a primeira vez que ambas pagam promessa no morro. "Ela estava dois meses no hospital internada e fez uma promessa, que se saísse da cama, iria vir pagar", disse Cristina.
Volta da procissão
São esperadas que mais de 1,5 milhão de pessoas passem pelo Morro da Conceição desde o início da Festa até hoje. Neste ano, haverá a volta da procissão de encerramento, após dois anos de suspensão pela pandemia da covid-19.
A imagem da Santa terá concentração a partir das 15h, com saída às 16h, da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, em direção a Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento do festejo.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o presidente da cerimônia, com previsão de início às 19h30.
Ainda, serão celebradas as tradicionais Santas Missas de hora em hora no palco montado na praça em frente à torre da Igreja, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 12h, 14h e 16h. Dentro do Santuário, a primeira Santa Missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.