COMPESA

Falta de água no Recife: Compesa dá previsão para normalização no abastecimento

Rompimento de tubulação no último domingo (19) causou falta de água em localidades do Grande Recife

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/02/2023 às 9:51 | Atualizado em 24/02/2023 às 9:55
Conta de água da Compesa vai aumentar a partir de 28 de abril - AGÊNCIA BRASIL/IMAGEM ILUSTRATIVA

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que concluir, nesta sexta-feira (24), a recuperação total do trecho da adutora do Sistema Tapacurá, localizada no município de São Lourenço da Mata, que rompeu-se no último domingo (19) após uma queda de energia.

O rompimento, causado por uma variação de pressão na tubulação, provocou transtornos à população, que teve o abastecimento de água interrompido em localidades de Jaboatão dos Guararapes, Recife e de toda a cidade de Camaragibe.

Leia Também

Segundo a Compesa, os cidadãos voltarão a ter água na torneira, de forma gradual, a partir da manhã do sábado (25).

Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, José Almir Cirilo, foi concluída a recomposição do trecho que se rompeu e a parte interna de concreto.

“No entanto, o concreto precisa de tempo para adquirir a resistência desejada, para que, em seguida, os reservatórios possam ser cheios novamente e, finalmente, no sábado de manhã, o abastecimento seja retomado gradualmente, dentro do cronograma que a Compesa já mantém nas localidades atingidas”, explicou o secretário.

O secretário esclareceu ainda que, além do reparo, as equipes também estão trabalhando na prevenção de novos incidentes semelhantes.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Compesa (@compesa_oficial)

“Quando falta energia numa tubulação em operação, há um retorno da massa líquida e esse retorno gera uma sobrepressão na tubulação. Essa adutora já tem 50 anos e, embora se façam manutenções periódicas, nestas situações, a possibilidade do rompimento aumenta", disse.

"E é por isso também que nós estamos fazendo um mapeamento de toda a extensão da adutora, para que seja feito um diagnóstico bastante detalhado, para verificar se há outros pontos de risco em eventuais novos casos de queda de energia ”, esclareceu.

Para amenizar os transtornos à população, a Compesa remanejou o fornecimento d’água de outros sistemas interligados e divulgou um calendário onde foi possível restabelecer de forma provisória o abastecimento em parte das áreas atingidas pelo acidente. A lista de localidades alcançadas pelo cronograma temporário está disponibilizada em todas as redes da Compesa e também da SRHS.

Áreas que tiveram o abastecimento de água afetado:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS