ÁGUA RECIFE

Falta de água no Recife: Veja previsão da Compesa para volta do abastecimento

Adutora do Sistema Tapacurá rompeu no último domingo (19), provocando falta de água em parte do Grande Recife

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 25/02/2023 às 12:45
O complexo de Tapacurá está é composto por três barragens: duas de terra e uma de concreto (principal), com capacidade máxima de 104 milhões de metros cúbicos - Foto: Rodrigo Lôbo/ Acervo JC Imagem

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) disse ter expectativa de que a distribuição da água comece a acontecer ainda neste sábado (25). Contudo, não há previsão de horário.

Isso porque foi concluído, nessa sexta-feira (24), os serviços de reparo na adutora do Sistema Tapacurá, localizada no município de São Lourenço da Mata, que rompeu-se no último domingo (19) após uma queda de energia.

O rompimento, causado por uma variação de pressão na tubulação, provocou transtornos à população, que teve o abastecimento de água interrompido em localidades de Jaboatão dos Guararapes, Recife e de toda a cidade de Camaragibe.

Contudo, para a água chegar efetivamente na casa das pessoas, é preciso do cumprimento de outras etapas necessárias para a distribuição de água.

Leia Também

São elas: enchimento gradual da Adutora de Tapacurá, que tem 27 quilômetros de extensão; o tratamento da água na Estação de Tratamento Tapacurá, no bairro do Curado; e o armazenamento dessa água em três grandes reservatórios que, juntos, acumulam 81 milhões de litros de água.

Quando esses reservatórios alcançarem níveis satisfatórios, segundo a Compesa, é iniciado o processo de distribuição de água. 

O órgão explicou que a água bruta começou a chegar às 6h esta manhã na Estação de Tratamento de Água (ETA) Tapacurá, no Curado. Será iniciado o processo de tratamento e depois o armazenamento dos grandes reservatórios desse sistema. Após isso, o processo de distribuição.

ÁGUA NÃO CHEGA AO MESMO TEMPO

A Compesa explica, também, que diferentemente do sistema elétrico, devido aos procedimentos acima citados, a água não chega para todos aos mesmo tempo. O retorno do abastecimento será gradativo e seguirá o calendário de distribuição de cada área afetada.

A Compesa lembra, ainda, que devido ao período sem abastecimento, o consumo de água será elevado nos primeiros dias do retorno da operação do sistema e que isso poderá comprometer o ciclo de abastecimento neste primeiro momento.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, José Almir Cirilo, as equipes também estão trabalhando na prevenção de novos incidentes semelhantes.

“Quando falta energia numa tubulação em operação, há um retorno da massa líquida e esse retorno gera uma sobrepressão na tubulação. Essa adutora já tem 50 anos e, embora se façam manutenções periódicas, nestas situações, a possibilidade do rompimento aumenta", disse.

"E é por isso também que nós estamos fazendo um mapeamento de toda a extensão da adutora, para que seja feito um diagnóstico bastante detalhado, para verificar se há outros pontos de risco em eventuais novos casos de queda de energia ”, esclareceu.

A Compesa lamentou os transtornos ocasionados à população devido ao acidente com a Adutora de Tapacurá motivado pela queda de energia, e que todos os esforços foram empreendidos para o restabelecimento da operação do sistema, tão importante para o atendimento da população de bairros de Jaboatão dos Guararapes, Recife e da cidade de Camaragibe.

QUEM TEVE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA COMPROMETIDO?

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS