ANIVERSÁRIO DO RECIFE

ANIVERSÁRIO DO RECIFE: Bolo em comemoração aos 486 anos do Recife é distribuído no Centro da cidade

Recifenses formaram uma fila do lado de fora do Restaurante Popular Naíde Teodósio para ganhar um pedaço

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/03/2023 às 15:05 | Atualizado em 12/03/2023 às 15:08
Prefeito João Campos (PSB) participou da comemoração - ARTUR BORBA/JC IMAGEM

Em colaboração com Suelen Brainer, da TV Jornal

O bolo de comemoração aos 486 anos do Recife, completados neste 12 de março, foi cortado neste domingo (12) no Restaurante Popular Naíde Teodósio, no bairro de Santo Amaro, área central da capital pernambucana.

Foram 200 kg de bolo com sabor de ameixa, cortado e distribuído pelo prefeito João Campos (PSB). O primeiro pedaço foi entregue à cozinheira Lidiane Maria, que trabalha no espaço. Bastante emocionada, ela destacou a felicidade que sentiu no momento.

Leia Também

Recifenses formaram uma fila do lado de fora para ganhar um pedaço. O eletricista Cristiano de Andrade fez questão de participar da comemoração do aniversário da cidade onde mora e aprovou o bolo.

Após os parabéns, o prefeito falou com a imprensa sobre os presentes que a cidade ganhou no aniversário. Entre eles, a ordem de serviço para construção de cinco novas creches e a reestruturação de outras cinco.

Prefeito João Campos (PSB) participou da comemoração - ARTUR BORBA/JC IMAGEM
Prefeito João Campos (PSB) participou da comemoração - ARTUR BORBA/JC IMAGEM

 

Veja a programação para celebrar os 486 anos do Recife

DOMINGO (12)

Às 11h, o tradicional bolo do aniversário do Recife será servido em cerca de 700 porções, no Restaurante Popular Naíde Teodósio, localizado na Rua Afonso Costa, 212, bairro de Santo Amaro, para celebrar o Recife em generosas fatias.

Das 11h às 18h, o Paço do Frevo também vai aderir à festa, garantindo acesso gratuito a todos os públicos. Além disso, oferecerá Doses Gratuitas de Frevo: visitas mediadas à exposição Frevo Vivo. O museu também vai convidar o Recife a celebrar ao ar livre, em vivências de frevo na Praça do Arsenal às 11h, 12h, 14h e 15h. Às 16h, vai ter performance de dança feminina, em honra e graça à cidade e às mulheres que aprofundam e gestam seus sentidos.

Na Praça do Arsenal, todas as gerações do Recife serão convidadas para a festa. A primeira atração a se apresentar no palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife será Mundo Bita, a partir das 15h, para encher de alegria, sonho e trilhas sonoras as próximas gerações de recifenses.

A partir das 16h, Marron Brasileiro sobe ao palco do Arsenal, com vários convidados, como Isaar, Cintia Barros, Dany Myler, André Rio, Charles Theone e Ciel Santos, para embalar o segundo dia de comemorações com seus sucessos que arrastam e embalam multidões de alegrias pelas ruas do Recife, há muitos carnavais.

A cidade vai tremer e a galera vai suar. Esse é o tom que o Viva a Guararapes vai ter em comemoração ao aniversário da cidade, com o tema “Viva a Guararapes – Recife 486 Anos”. No domingo, de 10h às 17h, a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio - no centro do município - vai mobilizar os recifenses para aproveitarem de banho de espuma à apresentações do icônico Kelvis Duran.

Serão 13 polos dedicados ao esporte, à cultura, à sustentabilidade, à economia criativa, dentre outras temáticas. Pela primeira vez será instalado o Polo Recife, que vai abrigar o espaço “Foto Lembrança” para que as famílias registrem seu amor pela cidade em memórias fotográficas.

Também neste espaço ficarão os bonecos gigantes e personagens do Boi Voador, como o conde Maurício de Nassau e sua esposa, Sofia Amália, além de personagens da época do século XVII. O evento é organizado pela Secretaria de Turismo e Lazer em parceria com o Gabinete do Centro do Recife, por meio do Programa Recentro.

SEGUNDA (13)

Na segunda (13), o Recife ganha mais um presente: a exposição “A Cidade da Música e todos os seus Carnavais”, que vai estrear na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, reunindo imagens e itens de acervo de agremiações da cultura popular, para evocar a festa que sempre fomos, com todos os ritmos que renderam à capital pernambucana, pela profusão e riqueza, o título de Cidade Criativa da Música, concedido pela Unesco.

A exposição faz ainda referência a Chico Science, um dos mais eloquentes representantes dessa diversidade musical, e estreia, não por acaso, no dia do aniversário do mangueboy. Celebrará ainda Gal Costa, voz que traduziu, com perfeição e os mais cristalinos agudos, Salvador, irmanada ao Recife pela música e pelo título de Cidade da Música da Unesco, pelo sol e pela ofegante, colorida e insurgente tradição do Carnaval.

A Casa do Carnaval abrirá, excepcionalmente, nesta segunda-feira, das 9h às 16h. O espaço funciona de quarta a sexta, das 9h às 16h, e sábado e domingo, das 10h às 16h.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS