O município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, sofreu com fortes chuvas entre a noite do último sábado (18) e a madrugada deste domingo (19), deixando famílias desalojadas, sobretudo aquelas que vivem em áreas ribeirinhas. Nas redes sociais e aplicativos de mensagens, vídeos mostram enchentes levando pertences dos moradores.
As chuvas atingiram bairros como Severino Afonso, São José, João Mota e Três Bandeiras. Na manhã deste domingo (19), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) da Prefeitura de Caruaru informou que está atuando junto com a Defesa Civil para identificar mais pessoas desalojadas. Até o momento, não foram identificados desabrigados (pessoas que não têm para onde ir).
Em nota, a gestão afirmou que "a parceria busca oferecer auxílio necessário à todas as famílias das fortes chuvas que atingiram Caruaru".
"Durante a madrugada as equipes percorreram bairros e realizaram abordagens sociais para identificar pessoa desalojadas. Até o momento, ninguém precisou ser encaminhado para os pontos de apoio da Prefeitura", completa a nota, que ainda não traz informações sobre o número de desalojados.
As equipes continuarão de prontidão para atender a população. Em caso de emergência, é necessário para o número 199 da Defesa Civil.
Já a Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP) informou que está com equipes de fiscalização e limpeza de prontidão nas ruas desde ontem, realizando limpeza e desobstrução nos trechos da cidade que são cortados pelo rio e canais, passagens molhadas e as ruas que mais foram afetadas pelas chuvas.
A gestão também acionou as equipes da Neoenergia para que a energia fosse desligada em alguns trechos da cidade. "Assim que for possível e seguro, o fornecimento de energia elétrica será reestabelecido", informa.
CHUVAS EM PERNAMBUCO: Aviso mostrava maior probabilidade no Agreste
No último sábado (18), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) havia emitido um aviso meteorológico de "Estado de Observação" para chuvas moderadas em todas as mesorregiões do estado, incluindo áreas do Sertão.
Os modelos mostravam maior probabilidade para áreas mais ao norte do Estado e Agreste - onde fica localizada a cidade de Caruaru. O aviso é válido até o domingo (19).
"Ainda há uma situação bloqueio do vento no litoral segurando as chuvas mais sobre o oceano, mas devido o nível de risco, proximidade do sistema e indicação de mudança do vento é preciso manter um aviso em Estado de Observação nestas áreas", dizia o aviso.
A previsão da Apac para o Agreste neste domingo (19) tem tempo "parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada".
Já a segunda-feira (20) deve ser "parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade fraca a moderada.
Famílias atingidas pela chuva em Caruaru
Em Severino Afonso, um dos bairros mais atingidos pela chuva, mora a costureira Maria Sueli. "A situação é muito difícil, principalmente na área mais baixa. Desde 2020 que, para mim, já virou um pesadelo. É a segunda vez que passo por essa dificuldade", disse, em entrevista à Rádio Jornal.
"Eu estava trabalhando. Quando eu chego, já vejo o riacho colocando um pouco de volume. Em pouco tempo, ele já estava 'em cima'. Aí comecei a pedir socorro para o meu filho. A gente começou a agilizar o que pode, o que não pode, ficou para trás".
Maria Sueli perdeu eletromésticos, roupas e outros utensílios de sua casa. "Se a Prefeitura olhasse mesmo para a situação, seria bem melhor. Principalmente na área mais pobre, na área mais carente, que é a que mais precisa. Eu ainda moro na minha casa própria. Tem gente que paga aluguel e foi atingido também", disse.