O município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, sofreu com fortes chuvas entre a noite do último sábado (18) e a madrugada deste domingo (19), deixando famílias desalojadas. A situação tem feito muitos pernambucanos se preocuparem com o tempo no Estado.
No último sábado (18), a Agência Pernambucana de Águas e Clima havia emitido um aviso meteorológico de "Estado de Observação" para chuvas moderadas em todas as mesorregiões do estado, incluindo áreas do Sertão. O aviso é válido até o domingo (19).
Os modelos mostravam maior probabilidade para áreas mais ao norte do Estado e Agreste - onde fica localizada a cidade de Caruaru.
"Ainda há uma situação bloqueio do vento no litoral segurando as chuvas mais sobre o oceano, mas devido o nível de risco, proximidade do sistema e indicação de mudança do vento é preciso manter um aviso em Estado de Observação nestas áreas", dizia o aviso.
CHUVAS EM PERNAMBUCO
A previsão da Apac para o Agreste para o domingo (19) é de um tempo "parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada".
A segunda-feira (20) deve ser "parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade fraca a moderada.
Na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, o tempo no domingo (19) será "nublado a parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada".
Já na segunda-feira, "parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade fraca a moderada".
No Sertão, o domingo (19) será "parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade moderada". Já a segunda-feira (20) terá "chuva rápida de forma isolada no período da madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade fraca a moderada".
Prefeitura e Defesa Civil localizam atingidos pelas chuvas em Caruaru
Na manhã deste domingo (19), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) da Prefeitura de Caruaru informou que está atuando junto com a Defesa Civil para identificar mais pessoas desalojadas.
Em nota, a Prefeitura afirmou que "a parceria busca oferecer auxílio necessário à todas as famílias das fortes chuvas que atingiram Caruaru".
"Durante a madrugada as equipes percorreram bairros e realizaram abordagens sociais para identificar pessoa desalojadas. Até o momento, ninguém precisou ser encaminhado para os pontos de apoio da Prefeitura", completa a nota, que ainda não traz informações sobre o número de desalojados.
As equipes continuarão de prontidão para atender a população. Em caso de emergência, é necessário para o número 199 da Defesa Civil.