Recife sedia o primeiro Encontro Brasileiro de Urbanismo Social

Evento reunirá diferentes atores para discutir a construção de cidades justas, inclusivas e sustentáveis
Katarina Moraes
Publicado em 13/04/2023 às 13:42
Um dos nomes confirmados é Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia Foto: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM


O Recife foi escolhido para sediar o primeiro Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva, evento gratuito que acontecerá entre 9 e 12 de maio de 2023. A intenção é reunir diferentes atores para discutir a construção de cidades justas, inclusivas e sustentáveis.

Entrarão em debate temas como o déficit habitacional, as altas taxas de violência urbana nas cidades brasileiras, a questão da violência de gênero e contra a população LGBTQIA+, o racismo e a desigualdade de acesso a serviços básicos e oportunidades que as urbes podem e devem oferecer, inclusive numa dimensão subjetiva da vida social.

“O I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social surge da necessidade de, a partir da atuação comprometida com agendas urbanas, atingir a redução das desigualdades a partir dos conceitos do Urbanismo Social, que é considerado uma ferramenta de transformação territorial”, afirma Paulo Moraes, coordenador da Rede Brasileira de Urbanismo Social e um dos organizadores do encontro.

O evento está sendo realizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Social e pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). Ele recebe ainda o patrocínio da Prefeitura do Recife, Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, Viana & Moura e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A escolha da capital pernambucana como a sede é devido, segundo a organização do evento, a cidade "ser um espaço de iniciativas do poder público, de organizações do terceiro setor e da sociedade civil, balizadas pelos princípios do urbanismo social como estratégia de redução das desigualdades sociais nos seus territórios."

"Estamos muito empolgados com a realização deste encontro, que trará discussões importantes sobre o urbanismo social no Brasil. É fundamental debatermos as desigualdades sociais existentes em nossas cidades e trabalharmos juntos para reduzi-las. Esperamos receber muitas pessoas engajadas nessa causa", comenta Letícia Canonico, coordenadora da Rede Brasileira de Urbanismo Social e analista de projetos sociais da Diagonal.

"O urbanismo social tem se mostrado uma importante estratégia para a redução das desigualdades sociais nos territórios urbanos. É importante que gestores públicos discutam soluções possíveis para os problemas urbanos que afetam a maioria da população brasileira", destaca Denis Pacheco, coordenador da Rede Brasileira de Urbanismo Social e um dos organizadores do encontro.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no link:  https://www.even3.com.br/encontro-brasileiro-de-urbanismo-social/.

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Entre os nomes confirmados para o encontro estão Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia, Sérgio Fajardo, ex-prefeito de Medellín, Carmen Silva, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de São Paulo (MTST/SP), Katia Mello, copresidente da Diagonal, Aline Cardoso, secretária de Trabalho e Qualificação de São Paulo.

Ainda, Gustavo Leal, especialista em Segurança Cidadã do PNUD/Uruguai, Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper/SP, Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e de Paula Mariano, subsecretária de Integração Social e Habitat do Instituto de Habitação do Ministério do Desenvolvimento da Argentina.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO BRASILEIRO DE URBANISMO SOCIAL

09/05/2023: Palestra de Abertura com Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia

Local: Auditório do Museu do Cais do Sertão

Às 18h30

 

10/05/2023 -  Mesas Temáticas

Local: Auditório G1/G2 UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco

Das 09h00 às 12h00

 

10/05/2023 - Oficinas temáticas

Local: Recife Antigo (espaços diversos)

Das 14h00 às 18h00

 

11/05/2023 - Mesas Temáticas

Local: Auditório G1/G2 UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco

Das 09h00 às 18h00


12/05/2023 - Visitas aos territórios

Local: Visitas aos territórios - Compaz Governador Eduardo Campos; Ilha de Deus; Porto Digital, Comunidade do Pilar, Morro da Conceição, das 09h00 às 12h00

 

TAGS
pernambuco urbanismo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory