O São João de Caruaru, que este ano terá 65 dias de duração (entre 28 de abril e 1º de julho), começou a circular pela zona rural do município com o projeto São João na Roça. Criado em 2017 para descentralizar a programação dos festejos, este ano vai passar por 13 comunidades, levando atrações musicais, fogueira, bacamarteiros, quadrilha, dança e muito forró.
Com uma população de 6 mil habitantes, a comunidade de Gonçalves Ferreira foi a primeira a receber a caravana do São João na Roça, na sexta-feira (28). A festa no local contou com a tradição do São João nas comunidades, com barraquinhas de comidas típicas, bandeiras decorando a principal praça do local.
Conhecido como o 1° distrito de Caruaru, Gonçalves Ferreira foi cenário para a abertura oficial, que contou com as bandas Forró Quentão, Santanna - o cantador e Marquinhos Café, que se apresentaram em cima do caminhão-palco.
"Nesta edição tudo tem um gostinho mais que especial. Além da ampliação e antecipação, que foi pensada estrategicamente para favorecer a todos, não só os caruaruenses, mas também os turistas que terão mais dias de festejos e, consequentemente, um período mais longo para conhecer a cidade e movimentar a economia local, fortalecendo ainda mais nossa Capital do Forró", diz o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Com um aparato reforçado de forças de segurança, trânsito e logística, o primeiro dia de São João na Roça 2023 recebeu, em média, seis mil pessoas e garantiu o forró de todos que foram prestigiar o início do Maior e Melhor São João do Mundo.
"Cantar em Caruaru é sempre diferente, a emoção é maior, o coração bate mais forte e a pele arrepia e, este ano, todas essas emoções estão dobradas devido ao grande sucesso que já é nosso jingle. Sem dúvidas será o maior São João de todos os tempos", disse o cantor Santanna.
Já no sábado, 29, a comunidade escolhida para receber a caravana foi Malhada de Barreira Queimada, que contou com Banda de Pífanos Alvorada, Quadrilha Molecodrilha, Batalhão de Bacamarteiros 19, Banda do Batista, Joquinha Gonzaga e Forró Chicote na programação. No domingo, o São João na Roça esteve em Mucri e a próxima parada é no dia 5, na comunidade de Rafael.
De acordo com a Prefeitura de Caruaru, o São João da cidde recebe 3,2 milhões de turistas. A festa movimenta R$ 500 milhões na economia local, gera 7 mil empregos formais e impacta a criação de outros 13 mil postos de trabalho indiretos. São mais de 1000 atrações artísticas 2,5 mil atividades comerciais. A Capital do Forró também valoriza as atrações, que representam 73% das atrações.