DEMOLIÇÃO EM OLINDA

DEMOLIÇÕES: Com risco de desabamento, Habitacional Juscelino Kubitschek, em Olinda, passa por novas demolições

Medida faz parte de decisão judicial, que há 15 dias, resultou na demolição do Bloco D. Em maio, moradores ouviram estalos na estrutura

Carol Guerra
Cadastrado por
Carol Guerra
Publicado em 05/06/2023 às 9:41
SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
O prédio fica no Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek, que já teve três demolições por risco na estrutura - FOTO: SEVERINO SOARES/JC IMAGEM

O Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek, no bairro de Rio Doce, em Olinda, começou um novo processo de demolição na manhã desta segunda-feira (5). A ação acontecerá na Rua 03, que engloba a quadra 66 do bloco E. Já na quinta-feira, a demolição será do Bloco I. 

Em maio de 2023, moradores ouviram estalos na estrutura, que abrigava cerca de 36 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. 

O processo faz parte da decisão judicial que, há cerca de 15 dias, resultou na demolição do prédio da Rua 10, Bloco D, Quadra 62, no mesmo residencial.

Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que realizou a retirada das famílias que residiam irregularmente nos edifícios, interditados desde o ano 2000. A gestão municipal comunicou ainda que as edificações estão sob responsabilidade da Caixa Seguradora, que fica encarregado da demolição em cumprimento a uma ordem judicial.

RECOMENDAÇÃO DO MPPE:  

Em 2019, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu uma recomendação à Prefeitura de Olinda para que houvesse uma iniciativa por parte da gestão municipal que resguardasse o direito à moradia para as famílias que viviam no local, como um auxílio moradia para aqueles que fossem ser realocados e a inclusão das famílias vulneráveis no cadastro de beneficiários das unidades habitacionais existentes ou que venham a ser construídas em Olinda por meio de programa de habitação de interesse social.

Até o momento da publicação desta matéria, a Prefeitura de Olinda não se pronunciou sobre a criação de qualquer medida como as que foram citadas pelo MPPE.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias