CHUVA EM PERNAMBUCO: vai chover no fim de semana? Entenda o porquê de tanta chuva em Pernambuco e veja a previsão do tempo

Previsão é de que precipitações prossigam sobre a RMR e Zona da Mata, mas de forma mais fraca
Lucas Moraes
Publicado em 15/06/2023 às 14:10
Regiões da Jaboatão foram inundadas após fortes chuvas Foto: Fotos Chico Bezerra/PJG-GTA


A chuva que vem atingindo a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e até mesmo o Agreste de Pernambuco desde a última terça-feira (13) deve permanecer, ainda que de forma mais fraca, até o fim de semana. Às vésperas do início oficial do inverno, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) ainda é de um período chuvoso dentro do considerado normal ou acima da média para a estação. 

A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de que ainda no começo desta sexta-feira haja chuva fraca no início da manhã, intensificando-se entre o fim da tarde e ao longo da noite.
“Toda essa chuva que ocorreu desde terça e está continuando, de forma mais fraca, chamamos de perturbação dos ventos alísios. Esses ventos sofrem uma perturbação e formam ondas que favorecem as chuvas e estão atuando até agora, com chuva do Agreste ao Litoral”, explica a meteorologista Zilurdes Lopes.

De acordo com a previsão da Apac, a tendência é de que as chuvas continuem de forma mais fraca no Grande Recife e na Zona da Mata, podendo se manter de forma forte a moderada ao longo do dia no Agreste.

“Sexta a tendência indica chuva fraca na madrugada e início da manhã e mais no fim da tarde e ao longo noite chuva com intensidade de fraca a moderada (na RMR e Zona da Mata). No Agreste, espera-se chuva fraca no período da tarde e noite, mas a partir de sexta à noite chuva moderada, e isso se estendendo para o fim de semana, no litoral principalmente”, detalha Zilurdes.

Nas últimas 24 horas, até o início da tarde, o maior acúmulo de chuva foi em Aliança, na Zona da Mata (73,41mm); Glória do Goitá (67,68mm); Moreno (66,69mm) e Condado (62,36mm).

A previsão climática, que engloba uma previsão mais completa sobre um período mais longo, nesse caso o inverno, será apresentada pela Apac no dia 22 de junho. Porém, em maio, a agência já havia alertado sobre a possibilidade de chuvas no nível considerado normal ou até  acima da média no litoral do Estado, e normal a baixo da média no Agreste, durante os meses de junho, julho e agosto.

Nível dos rios em Pernambuco

Com a chuva, os principais problemas no Grande Recife enfrentados pela população estiveram relacionados a inundações. A Apac chegou a emitir 14 avisos hidrológicos. Nove deles foram de alerta, e cinco desses nove foram atualizados para avisos de inundação, por conta da manutenção da elevação dos níveis dos rios.

Entretanto, até o início da tarde a agência já não registrava mais rios com risco de inundações, com estabilização dos níveis dos 14 cursos d’água.

Em Jaboatão dos Guararapes e em Moreno, regiões mais atingidas por alagamentos no Grande Recife, apesar das ruas permanecerem com água, as calhas dos rios já não estavam mais extravasadas.

TAGS
pernambuco chuva em Pernambuco Apac
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory