A Prefeitura do Recife deu continuidade às obras de drenagem no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. A intervenção tem como objetivo possibilitar o escoamento das águas pluviais e reduzir os alagamentos nas ruas, que ficam próximas a importantes corredores viários da região. O investimento é de R$ 3,8 milhões e está sendo realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
A obra atende as ruas da Coragem, Luiz Vauthier, Professor Miranda Curió e Dona Julieta e está sendo feita no trecho que fica entre a Rua José de Sá Carneiro e a Estrada de Belém.
De acordo com a gestão municipal, estão sendo implantados mais de mil metros de rede de drenagem, além da requalificação de cerca de 4,6 mil m² de pavimentação asfáltica e 3,5 mil m² de paralelepípedos.
“Estamos realizando esta obra que vai resolver a questão do alagamento em ruas importantes, passando em torno do Mercado da Encruzilhada, na Estrada de Belém, na Engenheiro Castro Alves e que vai até o canal onde a água da chuva drenada vai parar. Diversas famílias serão beneficiadas e devem ficar tranquilas para transitar pela rua em dias chuvosos”, afirma o prefeito do Recife, João Campos.
A previsão de término das obras, de acordo com a Prefeitura do Recife, é para o segundo semestre deste ano. Está prevista a instalação de cerca de 350 metros de tubos PEAD de diâmetros de 750mm e 1200mm e 425 metros de canaletas em concreto, distribuídas nas cinco ruas citadas e na Estrada de Belém. Do total, foram implantados mais de 100m de tubos e 70m de canaletas.
As obras de drenagem também estão em andamento nas ruas da Concórdia, Imperial e Avenida Sul, no bairro de São José. As intervenções são articuladas pelo Recentro e têm o objetivo de mitigar os alagamentos na área e melhorar a mobilidade urbana, fazendo parte de um pacote de obras que totaliza investimentos de R$ 12 milhões.