CHUVAS EM PERNAMBUCO: Chuvas em julho devem continuar com menor intensidade, afirma especialista

Diminuição das chuvas deve ocorrer após a chegada do fenômeno El Niño.
Carol Guerra
Publicado em 30/06/2023 às 13:55
Avenida Recife. Foto: Gabriel Ferreira/ Jc Imagem


As chuvas que atingem Pernambuco devem continuar durante todo o mês de julho, mas com menor intensidade. A condição é promovida devido à presença do fenômeno El Niño, que resulta no desfavorecimento das chuvas. 

"Estamos com um fenômeno conhecido como El Niño, que está se formando. Esse fenômeno, quando bem estabelecido, ele desfavorece as chuvas no Nordeste. Então, a expectativa que temos para julho é que as chuvas devem continuar, já que é um período chuvoso, mas com menor intensidade", afirma o meteorologista Thiago do Vale.

De acordo com o especialista, o efeito do El Niño provoca o aquecimento do Oceano Atlântico. Com isso, o volume de água deve ser o esperado para o mês de julho, que não deve ultrapassar a média histórica.   

"Agora é a fase do oceano que é mais aquecida, efeito provocado pelo El Niño. Então, esse período que passou com bastante chuva, tende a diminuir nos próximos anos. Na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife, o efeito do El Niño é menor. A tendência é que o Agreste e o Sertão sejam mais secos, em comparação aos últimos anos", explica.   

TAGS
pernambuco Chuvas Recife - 479 anos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory