Projetos e construções sustentáveis estão no DNA da Rio Ave

O propósito é contribuir para o desenvolvimento mais sustentável em todos os recantos do estado
JC360
Publicado em 10/07/2023 às 6:00
Telhado verde instalado no Empresarial Charles Darwin, na Ilha do Leite, reduz 5% da temperatura do ambiente local Foto: Divulgação/Rio Ave


Com mais de 54 anos de fundação, a Construtora e Incorporadora Rio Ave é sinônimo de inovação e solidez no mercado imobiliário pernambucano. A atenção para as boas práticas ambientais e sociais sempre estiveram no DNA da empresa e pode ser vista em todos seus os empreendimentos, inclusive aqueles que foram construídos a mais de 30 anos, quando investir em sustentabilidade ainda era incipiente no País.

De lá para cá, são diversos projetos com tecnologias de última geração com objetivo de reduzir significativamente os impactos ambientais e deixar um legado para a sociedade.

Entre as iniciativas sustentáveis da empresa está a estação meteorológica instalada no topo do edifício garagem do Empresarial Charles Darwin, na Ilha do Leite, que reduz 5% da temperatura do ambiente local e influencia na diminuição da conta de energia.

Além disso, a Rio Ave também atua na preservação do meio ambiente com espaços para descarte seletivo, estações para recarga de automóveis elétricos, utilização de vidros eficientes energeticamente, sistema de alvenaria racionalizada, ponto de abastecimento de água mineral para reduzir o uso de garrafões plásticos, entre outros.

É com esse propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável em todos os recantos do estado que a construtora chega à Praia dos Carneiros, localizada em Tamandaré, com o Auguri Carneiros. Um empreendimento de alto padrão à beira-mar, que traz na sua essência a integração com a natureza.

Desde a idealização do projeto arquitetônico, prevê iniciativas que garantem a preservação de 60% do solo natural, respeitando ao máximo a vegetação já existente no local.

Além disso, prioriza construções de baixo adensamento e baixo gabarito. Da área total de 40 mil m², o condomínio vai ocupar apenas 15,5 mil m² em área construída. Ao término das obras, cerca de 80 árvores serão replantadas.

Outro recente lançamento da Rio Ave, o Vivant Residence, na Avenida Boa Viagem, traz o modelo de retrofit, tendência mundial que prioriza a execução de obras mais sustentáveis, uma vez que possibilita a manutenção de edificações originais maximizando o uso de materiais e infraestrutura já existentes, reduzindo o desperdício.

A ideia central do projeto é remodelar o icônico Recife Praia Hotel, construído na década de 80, e transformá-lo em um edifício residencial moderno com vários serviços, preservando os elementos históricos e arquitetônicos do prédio.

 

TAGS
Rio Ave construtora sustentabilidade urbana pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory