A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (7), que vai instalar cinco pluviômetros e cinco sensores de alagamento na cidade. Os dispositivos vão reforçar o trabalho integrado do Centro de Operações do Recife (COP), que reúne 13 secretarias e órgãos municipais que atuam na Ação Inverno, com o objetivo de integrar o monitoramento da situação e agilizar o atendimento às ocorrências.
De acordo com o prefeito João Campos, que participou da reunião realizada no COP, nesta manhã, a previsão é chegar a 50 equipamentos.
“Desde ontem, estamos em estado de atenção no COP e, desde a manhã de hoje, em estado de alerta. Tivemos um desafio de ontem para hoje, porque todos os 23 pluviômetros que pertencem ao Cemaden, Centro de Monitoramento que a APAC também utiliza, estavam fora do ar", explicou o gestor.
"A Prefeitura do Recife possui um desses equipamentos em específico, que fica na Abdias de Carvalho, e já estávamos com o plano de adquirir pluviômetros e sensores próprios. Os cinco primeiros serão instalados nos próximos 15 dias para termos uma rede de informação própria, dando autonomia ao nosso trabalho mesmo que haja um problema nacional no funcionamento desses aparelhos", afirmou João Campos.
O prefeito do Recife também explicou por que é fundamental ter sensores e pluviômetros operando plenamente em meio às chuvas.
"Esses aparelhos nos dão a possibilidade de tomar as decisões com base em informações e, no caso dos modelos hidrológicos, calibrar esses modelos. Nos próximos 30 dias, vamos instalar também oito sensores de vazão e de nível na bacia do Rio Tejipió. O ponto escolhido para colocá-los foi definido pela equipe holandesa que está validando os nossos projetos", disse.
"Com isso, poderemos ter as informações do rio para calibrar e validar o modelo hidrológico que projetamos e que nos dará a base para fazermos o projeto executivo de macrodrenagem do Rio Tejipió. É um processo muito técnico e que precisa de muitos dados. Infelizmente, as cidades brasileiras não têm essa cultura de informações, mas agora o Recife está implantando todos os sensores para colhê-las”, complementou o prefeito.
Os cinco primeiros instrumentos serão instalados na Avenida José Rufino (próximo ao Colégio Visão); Praça da Chesf, na Avenida Abdias de Carvalho; Avenida Mascarenhas de Morais, em frente à Universo; Avenida Recife, na entrada do Ibura; e Avenida Dois Rios.
O COP informa também que, devido à previsão de continuidade das chuvas para as próximas horas na cidade, foram ativados e abertos preventivamente mais 5 abrigos, além dos 5 que já haviam sido disponibilizados no início do dia. Os 10 abrigos ativados totalizam 961 vagas e estão em locais mapeados previamente pela Prefeitura do Recife, como a comunidade dos Milagres e Jardim Monte Verde.
A cidade entrou em Estágio de Alerta às 7h33 desta sexta-feira (7). Isso indica que a rotina da cidade foi impactada pelo volume de chuvas e pelo agravamento das condições meteorológicas, que provocam ocorrências em diferentes locais. As equipes municipais estão mobilizadas, agindo em diversas frentes e monitorando a situação.
A previsão do tempo indica possibilidade de chuvas moderadas no Recife nas próximas 12 horas. A orientação da Prefeitura é de que a população deve evitar deslocamentos e ficar em casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento. Nestes casos, é preciso procurar o abrigo mais próximo ou entrar em contato com a Defesa Civil. A maré chega ao ponto mais baixo às 13h21.
Como o sistema nacional do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) está fora do ar, não é possível informar os índices pluviométricos gerais. No pluviômetro da Prefeitura do Recife situado na Avenida Abdias de Carvalho, o total chegou a 75,5mm nas últimas 24h, sendo 71,75 mm nas últimas doze horas.
O COP registrou 56 chamados da população para a Defesa Civil do Recife. A Defesa Civil mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A Emlurb recebeu 5 chamados referentes a quedas de árvores.
Rua Tomé Gibson - Pina
Av. Jean Emile Favre- Ipsep
Rua Paris
Av. Antônio de Góes
Av. Dois Rios
Av. Recife - Entrada do Ibura
Rua do Acre
Av. Doutor José Rufino
Av. Domingos Ferreira - Próx. ao Clinical Center
Av. Recife
Rua João Cabral
Rua Imperial
Av. Mascarenhas de Morais
Av. Sul