Após desabamento que vitimou 14 pessoas, sete prédios residenciais foram interditados em Paulista

Três prédios foram desocupados na sexta-feira (7), após desabamento de um imóvel no Conjunto Habitacional Beira-Mar. Já no sábado (8), outros três imóveis foram interditados pela Defesa Civil
Carol Guerra
Publicado em 10/07/2023 às 15:15
sobe para sete o número de prédios interditados pela Defesa Civil de Paulista Foto: RENATO RAMOS/JC IMAGEM


Aumentou para sete o número de prédios interditados em Paulista, que apresentam risco de desabamento. A ação aconteceu após uma nova vistoria realizada pela Defesa Civil do município. A informação divulgada pelo órgão na manhã desta segunda-feira (10). 

"Vimos que essas edificações estão com um risco 3, que é crítico. Ou seja, não tem condições de permanecer no imóvel. Estamos desocupando, colocando as interdições e pedindo para que as pessoas saiam. Todas as edificações que forem de risco 3 serão desocupadas", afirmou o engenheiro da Defesa Civil de Paulista, Ermerson Suame. 

Após o desabamento de um prédio que fazia parte do Conjunto Habitacional Beira-Mar, na sexta-feira (7) - e culminou na morte de 14 pessoas -, a Defesa Civil havia interditado três edificações que faziam parte do habitacional. No sábado (8), outros três prédios foram desocupados e interditados. 

"Essa foi uma edificação construída há 35 anos, sem manutenção. Tudo isso compromete a vida útil do prédio. A vistoria da Defesa Civil acontece de forma visual. Entramos em alguns apartamentos, vemos a questão da estrutura, alvenaria, como está a fissura, desgaste da fachada. Tudo isso contribui para que a estrutura venha a colapsar", explicou Ermerson. 

Prefeitura afirma que vai garantir auxílio 

De acordo com a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, a Prefeitura de Paulista iniciou o cadastramentos das pessoas que precisaram desocupar os imóveis após a interdição da Defesa Civil.   

"O primeiro benefício que foi encaminhado, infelizmente, foi o benefício de auxílio funerário. Agora, começamos o cadastramento geral dessas famílias, para que a gente possa identificar cada caso. Tem caso de moradores, caso de pessoas que ocuparam o apartamento. Cada caso tem um perfil social diferente. Estamos concedendo o benefício eventual de auxílio moradia, doação de cestas básicas, mas serão casos analisados a partir do cadastramento", garantiu.

Prédio comercial desaba no Pina

Um prédio comercial localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, desabou na manhã desta segunda-feira (10). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado por volta das 10h50.

O prédio fica no número 256 da Avenida Domingos Ferreira. Três viaturas do Corpo de Bombeiros Militar estão no local. Durante os trabalhos, a fachada também caiu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) informou que foi acionado, mas que não havia vítimas no prédio.

TAGS
pernambuco desabamento Região Metropolitana do Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory