O Governo de Pernambuco publicou, nesta semana, o edital de licitação para contratar uma empresa de engenharia que irá executar a fase final da Via Metropolitana Norte - inclusa no grandioso pacote de obras de urbanização do Rio Fragoso. Apesar disso, a conclusão das obras ainda deve demorar: já que há, atualmente, três outras fases seguem em curso, e só uma com previsão de término.
O edital publicado no Diário Oficial, na terça-feira (24), prevê um investimento de R$ 127 milhões para o trecho final, localizado entre as pontes de Rio Doce e do Janga e prevê 1280 metros de pavimentação, 1120 metros de construção de canal e duas pontes. Até então, essa etapa aguardava a liberação de recursos federais para ser executada.
A conclusão das obras do Fragoso, que estão há 7 anos em atraso, foi uma promessa de campanha da governadora Raquel Lyra (PSDB), que previu o início dos serviços no trecho entre o final de 2023 e o início de 2024.
“Está no nosso programa de governo e nós vamos cumprir o compromisso de priorizar essa obra, que se arrasta há tanto tempo”, disse a gestora. “Ela ajuda na solução para os problemas decorrentes da chuva e também para a mobilidade na região. Além dos mais de R$ 22 milhões que já investimos esse ano em outro trecho, estamos lançando a licitação da quarta etapa para darmos a ordem de serviço assim que possível.”
O grande entrave para a execução das obras foi a quantidade de casas previstas para serem desapropriadas - cerca de 2.300. Sem direito à posse, muitas famílias recebem propostas de indenizações baixas, equivalentes apenas à construção do imóvel, o que fez com que muitas se recusassem a sair e processassem o Estado. Ainda, a falta de controle urbano permitiu que casas fossem construídas em locais que já haviam sido desapropriados.
FASES DA OBRA
Dez anos após o início das obras, cuja finalização foi prometida para 2016, somente uma das fases foi concluída nas obras de urbanização do Fragoso: que corresponde ao revestimento de 2,3 quilômetros do Canal do Fragoso, da Avenida Coronel João Melo de Morais até a altura do Maxxi Atacado, e a construção de oito pontes, entregues em março de 2020.
O projeto da Via Metropolitana Norte prevê 2,2 km de canal, alças de acesso a PE-15, quatro pontilhões e 6,1 km de vias marginais, com o intuito de melhorar o sistema viário, integrando Olinda a Paulista e garantindo mais fluidez até o Recife.
Três etapas da Via Metropolitana Norte começaram a ser executadas:
- Fase 2: A construção de duas alças de acesso que vão da PE-15 até as marginais do canal do Fragoso. Hoje, está sendo feito um levantamento dos imóveis a serem desapropriados. Não há prazo de conclusão.
- Fase 3: Pavimentação de duas vias marginais ao canal do Fragoso, no trecho entre a rua Bom Jardim até a Avenida Sérgio G Vasconcelos. As obras estão suspensas em virtude de abertura de processo administrativo. Segundo o governo, está praticamente finalizado. Não há prazo de conclusão.
- Fase 4: Alargamento e revestimento do Canal do Fragoso a partir da Avenida Sérgio G. Vasconcelos até a ponte de Rio Doce e 1km de vias marginais. Está 60% pronta. Tem previsão de conclusão em abril de 2024.
Além de tudo, ainda há a lagoa de retenção, que está sendo construída pela Prefeitura de Olinda. Ela servirá para reduzir as consequências da chuva mais intensa para toda população do bairro de Jardim Atlântico e parte da I Etapa de Rio Doce.