MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ação pelo futuro no Centro do Recife

Desde a sexta-feira, os jovens elaboram coletivamente a versão final da Declaração da Juventude Brasileira

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/10/2023 às 17:35
O Relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) aponta Recife como a 16ª cidade do mundo mais ameaçada pelo avanço do nível do mar,
O Relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) aponta Recife como a 16ª cidade do mundo mais ameaçada pelo avanço do nível do mar, - Tião Siqueira/JC Imagem

Neste domingo (10), a partir das 10h, o Marco Zero do Recife, no Centro, será palco de um pedido da juventude por cidades melhores para todas as pessoas. O movimento é a culminância da Conferência Local da Juventude (LCOY, na sigla em inglês para Local Conference of Youth). O evento reúne jovens de diversas partes do Brasil e faz parte da Conferência Global da Juventude, que ocorre antes da COP - Conferência das Partes, iniciativa da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Dubai, em novembro.

Desde a sexta-feira, os jovens elaboram coletivamente a versão final da Declaração da Juventude Brasileira, documento que reunirá os principais desafios e proposições das diferentes juventudes do Brasil. O conteúdo da Declaração será apresentado em ambientes internacionais de tomada de decisão, como a Conferência Internacional da Juventude (COY) e na 28º Conferência das Partes (COP28).

"Há diversos estudos que evidenciam que as populações mais ameaçadas e que mais sofrem com as consequências do aumento de eventos extremos, como as chuvas fortes e secas prolongadas, são pessoas negras, de baixa renda e que habitam regiões periféricas", afirma Rodrigo Jesus, porta-voz da frente de Justiça Climática do Greenpeace Brasil.

"Na LCOY, as juventudes brasileiras estarão no centro do debate em torno de soluções para adaptação às mudanças climáticas, com democracia e respeito às populações", comenta.

O Relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) aponta Recife como a 16ª cidade do mundo mais ameaçada pelo avanço do nível do mar, resultado direto de ações humanas que aumentaram a temperatura global em 1,07°C.


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS