Em virtude das fortes chuvas que atingiram o município de Petrolina, no Sertão do Estado, nos últimos dias, a prefeitura montou uma força-tarefa com diversas secretarias para atender a população. Segundo o Executivo municipal, em termos de volume de chuva, este é considerado o maior dos últimos 20 anos.
As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do Serviço Especializado em Abordagem Social, estão atuando em parceria com a Defesa Civil, visitando os lugares que foram mais atingidos com alagamentos. Até o momento 14 comunidades foram visitadas, 102 famílias estão sendo acompanhadas e 89 lonas foram distribuídas nas ocupações.
Por questões de segurança, 78 famílias foram desalojadas e encaminhadas para casas de parentes e amigos. Dez famílias ficaram desabrigadas, entre elas, 13 pessoas foram acolhidas no Abrigo Municipal. Estão sendo disponibilizados colchões, travesseiros, cobertores, alimentação, material de limpeza e de higiene, além de assistentes sociais e psicólogos para realizar a triagem, fazer os encaminhamentos necessários e o acolhimento.
Abrigo Emergencial
Caso seja necessário, um segundo abrigo emergencial já foi preparado para acolher possíveis desabrigados. Será o Centro de Convivência do Idoso CCI MIMI CRUZ, localizado na Avenida da Mirra, Nº 490, Jardim Amazonas.
As famílias que precisarem de alojamento podem entrar em contato com a equipe da Defesa Civil, que pode ser acionada pelos telefones: 153 ou (87) 99132-9568 (WhatsApp).
PREVISÃO DO TEMPO
A Prefeitura de Petrolina informou que vai manter as equipes em atenção. A Defesa Civil está monitorandoa instabilidade climática no município, para atuar em conjunto com os demais órgãos no reforço de ações preventivas, paliativas e atendimento às demandas que possam surgir durante o final de semana.
Até o final da manhã, os pluviômetros na cidade e na área irrigada, registraram para o mês de fevereiro o volume acumulado entre 177,2 mm e 192,2 mm. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a previsão meteorológica é de que ocorram precipitações com intensidade fraca até quarta-feira (28).
Mesmo diante a possibilidade de chuvas fracas, a Defesa Civil orienta que a população tome alguns cuidados durante o período chuvoso. É fundamental evitar se abrigar debaixo de árvores, próximo a postes ou permanecer em locais descampados, como campos de futebol.
Atente-se a paredes úmidas que tenham circuitos elétricos e tomadas, como também ficar longe de equipamentos elétricos se estiver molhado e jamais seque roupas atrás da geladeira, mesmo sem a chuva. Além disso, é muito importante evitar instalar, desligar ou remover antenas durante a chuva. A instalação e manutenção em locais com alto risco de exposição a raios também deve ser evitada.