FOLIA MULTICULTURAL

Carnaval de Pernambuco tem folia da capital ao Agreste

Estado oferece atrações carnavalescas em várias cidades, com frevo, maracatu, caboclinho e o tradicional desfile do papangu

Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 05/02/2024 às 22:24
Tradicional Folia do Papangu, na cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco - Prefeitura de Bezerros / divulgação

Considerado o Carnaval mais popular e democrático do Brasil, Pernambuco oferece atrações para todos os gostos e, claro, preservando a festa de rua. Fruto dessa diversidade, o Estado dispõe de manifestações multiculturais em todo território pernambucano, desde a capital Recife, com o tradicional desfile do Galo da Madrugada, passando por Olinda, com o Homem da Meia Noite e outros diversos blocos carnavalescos que sobem e descem as ladeiras da cidade histórica, além da rica cultura do nosso Agreste, com a Folia do Papangu, na cidade de Bezerros.

"A Prefeitura do Recife organizou para este Carnaval 49 polos, sendo: 9 centralizados, 12 descentralizados, 6 infantis, 5 corredores da folia, 15 comunitários e dois polos de concursos, que as nossas escolas de samba e de manifestação cultural desfilam", contou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal. "A nossa principal preocupação nesse Carnaval é que o povo, no final, possa ir para a rua brincar, se alegrar... E isso também traz dinheiro (para a cidade), pois aquece o turismo e acaba fazendo renda para o povo recifense e pernambucano", complementou.

Leia Também

Assim como na capital pernambucana, Olinda também estará de braços abertos para receber os foliões. Além da programação dos blocos de rua (aproximadamente 1.500, mais que a quantidade de blocos em Salvador, Belo Horizonte e São Paulo juntos) que animam os cinco dias de folia, a Prefeitura também organiza seus polos de atrações. "Teremos 8 polos neste ano, três bem focados dentro do centro histórico da cidade, que são: Varadouro, Carmo e Guadalupe, além dos polos Alto da Sé, Rio Doce, Cidade Tabajara, Xambá e Casa da Rabeca. Teremos muito frevo, maracatu, as tradicionais orquestras e nações, desfile dos bonecos gigantes, caboclinho, samba, afoxé, manguebeat e brega. Ou seja, será uma explosão da diversidade dos sons", explicou Alexandre Miranda, diretor de Cultura da Cidade de Olinda.

Folia no Agreste

Já no município de Bezerros, que fica a 104 km do Recife, no Agreste pernambucano, e é considerado o terceiro maior polo carnavalesco do Estado, quem comanda a festa são os papangus. "Nossa cidade tem a maior e melhor folia do interior do Brasil. As casas já estão todas enfeitadas com máscaras, tudo organizado no trajeto do circuito da folia para que possamos curtir e receber todo mundo que for brincar conosco a festa do papangu", declarou Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros. 

"A gente tem abertura no sábado à noite, após todos os festejos do Galo da Madrugada, começando por volta das 18h, com as apresentações culturais. A abertura inicial no nosso município será com o brega de Priscila Senna e encerraremos a noite com orquestras. Terminaremos cedo, pois, no domingo pela manhã, a partir das 5h30, o povo já estará com uns papangus na rua brincando. Tem o concurso da Folia de Papangu, por volta das 11h da manhã, e as festividades na cidade vão até mais ou menos meia-noite. O domingo é o principal dia dos festejos em Bezerros, mas, na segunda-feira e na terça-feira também teremos programação incrementada", explicou Lucielle Laurentino.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS