O Galo da Madrugada, que abre alas para o Carnaval do Recife, pode acontecer debaixo de chuva entre fraca e moderada, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). "Deve ser mais significativa pela manhã. Não quer dizer que à tarde não tenha, mas deve ser mais fraca e isolada", adiantou o meteorologista Roni Guedes.
A boa notícia é que, consequentemente, o tempo deve estar mais ameno na capital pernambucana. "No sábado, que é o dia do Galo, como tem previsão de chuva, não deve ser tão quente, deve refrescar o pessoal", disse Guedes.
No domingo (11) também deve haver precipitação no litoral do Estado, porém mais concentrada no período da tarde e da noite.
Não há previsão de chuva para esta sexta-feira (9) e para a segunda-feira (12), que devem ser os dias mais quentes da folia. "Como o tempo na sexta ainda é aberto, deve ter bastante mormaço. Segunda deve ser o dia mais quente", comentou o especialista.
AGRESTE
No Agreste haverá predomínio de sol durante todo o Carnaval, com exceção do sábado (10), quando pode ter uma chuva de fraca a moderada a tarde.
SERTÃO
Já a festa no Sertão pode ser regada por água. A precipitação começa já a partir desta sexta-feira no Sertão de São Francisco, com intensidade entre fraca e moderada. No sábado e no domingo, todo o Sertão deve ter chuvas entre moderada e forte.
“Porém, como a região é muito grande, alguns municípios vão ter a chuva mais significativa e outros podem não ter chuva”, explicou Roni.
Na segunda e na terça-feira, a previsão é que sejam dias praticamente sem chuva, ou chuvas de forma rápida e passageiras.