Governo de Pernambuco envia projetos de reajuste salarial para servidores à Alepe; saiba categorias
A proposta do Estado foi encaminhada após o desfecho positivo nas negociações com os servidores ativos, aposentados e pensionistas.
O Governo de Pernambuco enviou uma série de Projetos de Lei (PL) a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) propondo reajustes salariais para servidores públicos estaduais de diversas categorias.
A proposta do Estado foi encaminhada após o desfecho positivo nas negociações com os servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Também é abordado, na oferta, a extinção de vencimentos inferiores ao salário-mínimo, conforme determinação da governadora Raquel Lyra (PSDB).
A negociação envolveu cerca de 30 representações sindicais, com reajustes calculados para cobrir a inflação de janeiro de 2023 até dezembro de 2026.
Raquel comemorou o acordo, agradeceu os servidores e ratificou que conta com o apoio dos deputados estaduais para aprovação da pauta.
“Nossa gestão está empenhada em valorizar os nossos servidores. Agradecemos aqueles que se dedicam incansavelmente todos os dias para levar saúde, segurança, educação e tantos outros serviços para todos os pernambucanos do Litoral ao Sertão. Desde já agradecemos e contamos com o apoio dos deputados estaduais”, afirmou a governadora.
Categorias contempladas
Se aprovados, os reajustes vão contemplar as seguintes categorias:
- Auditores fiscais;
- Delegados de polícia,
- Procuradores do Estado,
- Policiais penais,
- Gestores governamentais,
- Servidores da Defesa e Fiscalização Agropecuária
- Servidores do quadro técnico-administrativo de órgãos da administração direta e de algumas fundações e autarquias.
Além do reajuste financeiro, os policiais penais terão progressão na carreira para parte dos servidores, e o auxílio-uniforme foi definido em R$ 750 por ano.
Os servidores da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) também terão recomposição do auxílio-técnico agropecuário.
Nomeações de professores
Ainda nesta sexta-feira (12), o governo nomeou 52 professores para atuar na Rede Estadual de Ensino.
Eles serão distribuídos em escolas de várias regiões do estado e vão dar aulas nas disciplinas de matemática, português, educação física, história, biologia, geografia, inglês e química.
ELEIÇÕES: tudo o que você precisa saber antes de votar