App TJPE+ permite envio de áudios para registrar queixas; veja como usar

A nova função do aplicativo do Tribunal de Justiça de Pernambuco permite que o usuário envie queixas aos Juizados Especiais por voz, com transcrição

Publicado em 25/10/2024 às 18:32

O aplicativo TJPE+, lançado em janeiro deste ano, acaba de incorporar uma funcionalidade que promete facilitar o registro de queixas nos Juizados Especiais de Pernambuco.

Desde o dia 23 de outubro, os usuários do aplicativo podem enviar áudios para descrever o ocorrido e especificar o objetivo da ação.

Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), essa nova função visa tornar o serviço mais acessível e fácil de usar pela população.

Como registrar uma queixa com áudio no aplicativo

Para iniciar o registro de uma queixa, é necessário que o usuário faça login no aplicativo TJPE+.

Basta clicar em “Entrar” e inserir CPF, CNPJ ou e-mail e a senha de acesso. Quem ainda não possui cadastro pode realizá-lo rapidamente, informando:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • CPF e definindo uma senha.

A partir desta atualização, os usuários podem enviar um áudio para descrever a situação, e o próprio aplicativo realiza a transcrição automática do conteúdo.

Após o processamento, o texto pode ser editado manualmente para garantir maior precisão. Além disso, é essencial fornecer informações sobre o autor, o réu, detalhes da queixa e anexar documentos de comprovação.

“Sabemos que nos aplicativos de mensagens, a maioria das pessoas prefere enviar áudios. Então desenvolvemos a funcionalidade neste sentido, para permitir uma comunicação fácil e direta, compatível com o perfil da maioria da nossa população”, afirmou o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Atualização do aplicativo e outros serviços disponíveis

Para acessar a nova função, os usuários que já possuem o aplicativo TJPE+ devem atualizar para a versão 1.3.0.

Na maioria dos dispositivos, essa atualização ocorre de maneira automática, mas também pode ser feita manualmente nas lojas de aplicativos.

“Essa nova funcionalidade do TJPE+ desburocratiza e facilita ainda mais o acesso do cidadão e da cidadã à Justiça pernambucana”, ressaltou o coordenador dos Juizados Especiais de Pernambuco, juiz Roberto Carneiro Pedrosa.

Além do registro de queixas nos Juizados Especiais, o TJPE+ oferece outros serviços, como consulta processual unificada e consulta de jurisprudência.

O aplicativo pode ser obtido na loja de app do seu celular e está disponível para android e IOS.

Tags

Autor