Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Paiva, recebe título de cidadão pernambucano
A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (9), no auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concedeu, nesta segunda-feira (9), o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. A solenidade foi realizada no auditório Senador Sérgio Guerra e contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; do senador, Fernando Dueire; da vice-governadora, Priscila Krause; do prefeito do Recife, João Campos.
Autor da proposição, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, destacou que o título é o reconhecimento do Legislativo e de Pernambuco ao comprometimento do general em viabilizar a instalação da Escola de Sargentos do Exército no estado. "É uma homenagem que representa bastante aqui para o nosso Estado e também para o Brasil. O general Tomás, juntamente com o ministro José Múcio, está se empenhando para que a Escola de Sargentos do Exército fique aqui em Pernambuco. Então, achamos por bem, conceder esse Título de Cidadão Pernambucano ao Comandante do Exército Brasileiro", enalteceu Álvaro Porto.
Bastante lisonjeado com a comenda, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva agradeceu a distinção concedida pela Alepe. "Receber esse título é algo muito grandioso para mim. É uma honra receber essa homenagem na casa do povo pernambucano, que é a Assembleia Legislativa. Acredito que essa não é uma homenagem apenas ao comandante do Exército, mas para o Exército Brasileiro. E poder receber esse título, aqui no Recife, que é sede do Comando Militar do Nordeste, é algo muito significativo", agradeceu o Comandante do Exército Brasileiro.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, elogiou o trabalho do Comandante do Exército Brasileiro. "O general Tomás é uma pessoa competente e de relevante serviço prestado ao Exército Brasileiro e ao País. E, hoje, ele comanda o nosso Exército com equilíbrio, de uma forma pacífica e fraterna. Tem sido um grande colaborador do Presidente da República. Eu, como pernambucano, fico feliz que o General Tomás ter se tornado um filho de Pernambuco", destacou o ministro.
Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco
Sobre a definição de a Escola de Sargentos do Exército ser construída em Pernambuco, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva informou que as tratativas para concretizar o acerto e iniciar as obras estão próximas de acontecer. "Eu acho que é um projeto grandioso. A gente está enfrentando os primeiros arranjos e acertos com relação a licenças ambientais, cobertura vegetal em pequenas áreas com compensação, para que em breve a gente possa dar andamento nisso. Demora um pouquinho para que a gente faça as coisas tudo dentro dos trâmites legais, mas com certeza vai sair (a construção da Escola de Sargentos) e vai ser uma coisa que vai beneficiar o Exército Brasileiro e o Estado de Pernambuco", garantiu o comandante do Exército.
O ministro José Múcio enfatizou que a intenção do Exército é que a Escola de Sargentos fique em Pernambuco. "O exército está tão resolvido em trazer essa Escola de Sargentos para cá que até disponibilizam um imóvel que do exército, e esse imóvel ser transformado em recursos para trazer essa Escola para cá. Essa Escola vai mudar a história daquela região onde ela será instalada. É uma das obras mais importantes dos últimos anos que nós podemos sonhar aqui para Pernambuco", destacou o ministro da Defesa.