O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) disse em seu perfil pessoal no Twitter nesta sexta-feira (27) que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), contraiu o novo coronavírus e "mentiu para o povo" ao dizer que não foi infectado. Membros da comitiva presidencial em março para os Estados Unidos, incluindo ministros e o chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Fabio Wajngarten, testaram positivo para a doença que já afetou mais de duas mil pessoas no Brasil.
>> Já são 22 os infectados com coronavírus que viajaram com Bolsonaro aos EUA
>> Mesmo em isolamento, Bolsonaro vai à manifestação
"Bolsonaro faz assim, eu estou afirmando que você pegou coronavírus, e cometeu crime ao participar das manifestações e mentiu para o povo. Se estou errado apresente o exame (verdadeiro) e me processe. Diga que estou errado", publicou o deputado que era filiado ao PSL, ex-partido do presidente, já foi aliado de Bolsonaro. As manifestações nas quais Frota se referiu aconteceram no dia 15 de março em todo o país e foram a favor do atual governo. Em Brasília, mesmo com recomendações para ficar em casa, o presidente foi até a rampa do Palácio do Planalto e se reuniu com os manifestantes por quase duas horas.
Bolsonaro não comentou sobre a publicação nas redes sociais. Segundo foi divulgado, o presidente já passou por dois testes para detectar a doença, mas os resultados foram negativos. O chefe do Executivo ainda chegou a comentar um possível terceiro exame, e que "talvez" tenha sido infectado "lá atrás" e não saiba.
>> Bolsonaro diz que poderá passar por novo teste de coronavírus por suspeitar ter sido infectado
O primeiro membro da comitiva presidencial para os Estados Unidos foi o secretário de Comunicação Social, Fabio Wajngarten. Após o resultado, o presidente Jair Bolsonaro foi submetido ao teste para saber se estava com a doença, mesmo sem apresentar os sintomas. Além de Wajngarten, também testaram positivo para a doença outros membros do primeiro escalão do governo, como os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também foi submetido ao exame para saber se estava com coronavírus, após Wajngarten ser diagnosticado com a doença, mas o resultado deu negativo.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.