A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), promulgou nessa quinta-feira (26) um Projeto de Lei que reduz os salários dos principais membros do Poder Executivo do município. O corte de 50% no pagamento da prefeita e do vice, e de 25% para todos os secretários é válido por 60 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo caso haja necessidade. Os vereadores terão uma redução de 10% nos salários.
>> Brasil tem 92 mortes confirmadas de coronavírus e 3.417 casos
>> Pernambuco registra quarta morte por coronavírus
O projeto foi proposto pelo Executivo e votado na Câmara de Vereadores da cidade, onde foi aprovado por unanimidade. Os descontos serão feitos a partir dos vencimentos brutos do mês de abril e tem como objetivo principal amenizar os gastos do governo municipal com pessoal, em decorrência da diminuição na arrecadação.
“A presente medida se faz necessária em face da redução de receita que se avizinha por conta da pandemia de coronavírus, considerando a atividade produtiva do nosso Estado e demais entes da Federação praticamente paralisados, o que terá sério impacto na redução de tributos”, explicou a Prefeitura através de comunicado.
A cidade que tem aproximadamente 24 mil habitantes, fica localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco e teve as aulas suspensas desde o último dia 17 de março. Assim como outros municípios de Pernambuco, Rio Formoso, vem tomando as precauções para impedir a propagação da covid-19. Até o momento, não foi registrado nenhum caso da presença do vírus na localidade.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.