Após discurso mais tranquilo promovendo um pacto nacional no combate ao coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quarta-feira (1), voltou a criticar indiretamente governadores que defendem o isolamento horizontal, que orienta quarentena para todos.
>> Bolsonaro ameniza o tom sobre combate ao coronavírus durante pronunciamento em rede nacional
>> Bolsonaro exalta no Facebook golpe militar de 1964
Bolsonaro compartilhou e depois deletou vídeo em que um homem mostra um suposto desabastecimento na Ceasa de Belo Horizonte. "Não vamos esquecer não, tá. A culpa disso aqui é dos governadores porque o presidente da República está brigando incessantemente para ter uma paralisação responsável".
Junto com a publicação, o presidente disse que "não é um desentendimento entre o Presidente e ALGUNS governadores e ALGUNS prefeitos. São fatos e realidades que devem ser mostradas. Depois da destruição não interessa mostrar culpados".
Segundo a Rádio CBN, o vídeo foi gravado no sábado (28), quando a movimentação na Ceasa de BH é pequena. A reportagem da rádio foi no local e mostrou que não há desabastecimento na área. Imagens aéreas da TV Globo também mostram movimentação normal no Ceasa.
A CeasaMinas esclarece que não há qualquer desabastecimento em seus entrepostos, em razão do coronavírus (covid-19). A empresa reafirma que têm sido mantidas todas as atividades necessárias à comercialização das mercadorias nas suas seis unidades do estado (Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga e Barbacena).
A CeasaMinas informa também que realiza levantamento diário das quantidades ofertadas, preços e procedências dos produtos, dentre outros dados que permitem
orientar o público acerca da situação do mercado, em especial produtores rurais, atacadistas, varejistas e outros agentes do abastecimento.
Prevenção contra o coronavírus
Como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19), a CeasaMinas reforça ainda que as atividades em seus entrepostos foram adequadas no sentido de reduzir o fluxo de pessoas, sem afetar o abastecimento.
A empresa tem atuado em conjunto com representantes dos comerciantes, produtores rurais e de demais trabalhadores, para reduzir os riscos de contágio pela doença, através da divulgação das recomendações dos órgãos oficiais de saúde pública na esfera federal,
estadual e municipal.
A CeasaMinas permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional que se fizer necessário.