O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou através de publicação na noite desta quinta-feira (2), nas redes sociais, que o Estado de Pernambuco vai iniciar a distribuição de 500 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), enviados na tarde da última quarta-feira (1), pelo Ministério da Saúde (MS), para seis estados do Nordeste.
>> Rio Formoso aprova redução de salário da prefeita e do vice em 50% por conta do coronavírus
Entre os EPIs recebidos, estão máscaras, luvas, óculos e aventais. Esses materiais serão disponibilizados para todos os municípios do estado que contam com unidades de saúde dedicadas ao atendimento dos pacientes no novo coronavírus (covid-19).
Testes rápidos para constatação da doença também foram enviados, mas as máscaras N95 e os respiradores prometidos pelo Governo Federal, ainda não chegaram.
Outra medida anunciada foi o lançamento da plataforma Educa-PE que vai oferecer aulas online para alunos da rede estadual de ensino. A partir do dia 06 de abril, a Secretaria de Educação, vai disponibilizar a plataforma para mais de 580 mil alunos. A Educa-PE tem como objetivo dar continuidade ao processo de ensino e vai transmitir aulas ao vivo durante esse período de isolamento.
As aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira na TV Pernambuco (TVPE) e no YouTube das 13h às 17h, para o Ensino Médio. Para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, as aulas serão disponibilizadas diariamente no turno da manhã. Todo o conteúdo transmitido será disponibilizado no YouTube para revisão dos alunos.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
>> Brasil tem mais de mil novos casos em um dia e mortes por coronavírus passam de 200
>> Rio Formoso aprova redução de salário da prefeita e do vice em 50% por conta do coronavírus