Após a morte de duas técnicas em enfermagem, uma com diagnóstico do novo coronavírus (covid-19) e outra com suspeita da mesma doença, no sábado (4), o governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (6), que vai encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei concedendo o pagamento de pensão integral aos familiares de servidores da saúde e de outros serviços essenciais, como segurança, que morrerem em decorrência do vírus.
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus
>> Pernambuco prevê pico do coronavírus no final de abril e desaceleração no final de maio
"Infelizmente, nesse último fim de semana, tivemos registro da morte de duas profissionais de saúde. Quero aproveitar para me solidarizar com as famílias das servidoras Ana Cristina e Betânia neste momento de dor. Vou enviar a Alepe um projeto de lei que concede o pagamento da pensão integral aos familiares de servidores da saúde e de outros serviços essenciais que venham a falecer em consequência do coronavírus. Isso vai se somar a outras ações, inclusive a distribuição de mais um carregamento de EPI. Estamos também iniciando a testagem de todos os que atuam no setor de saúde”, disse o governador Paulo Câmara (PSB), em pronunciamento.
O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), prometeu celeridade na apreciação do texto. Caso seja necessário regime de urgência, o projeto pode ser aprovado ainda nesta semana. "Nosso papel é dar as condições para que os profissionais da saúde, da segurança e de outros serviços essenciais realizem seu trabalho, garantindo o bem-estar da população pernambucana. Daremos a celeridade necessária ao projeto para que os servidores que fazem o governo do Estado possam seguir atuando e salvando vidas", afirmou.
Na avaliação do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), além da pensão para os familiares, o projeto de lei deveria conter o pagamento do adicional de insalubridade. "A princípio, é um sinal de que estão reconhecendo a importância do trabalhador, mas poderiam ter incluído nossa insalubridade, pois estamos trabalhando em uma pandemia, um contexto insalubre", disse o presidente do Satenpe, Francis Herbert.
Em fevereiro deste ano, após um protesto da categoria, o governo do Estado alegou que os servidores recebiam insalubridade e adicional noturno incorporados ao vencimento base desde 2006.
A técnica de enfermagem Betânia Ramos, 55 anos, morreu no último sábado (4), após ser infectada pelo novo coronavírus. Ela estava internada no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, e havia recebido o diagnóstico na sexta-feira (3). Foi a primeira morte por covid-19 de profissional da saúde em Pernambuco confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
De acordo com a SES, Betânia tinha histórico de diabetes, doença renal crônica e pneumonia crônica e atuava na área verde da emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Ela foi notificada como caso suspeito da covid-19 na quarta-feira e teve o resultado laboratorial positivo liberado dois dias depois.
No sábado (4), Ana Cristina Tomé, 52, também faleceu, poucas horas depois de dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com suspeita de coronavírus. Ana, que era hipertensa, diabética e asmática grave, estava de férias quando começou a apresentar os sintomas e ficou afastada de suas funções no período posterior. Ela também atuava no Hospital Getúlio Vargas, mas na enfermaria da ala de ortopedia. A SES informou que foi realizada coleta de material para análise em laboratório. Betânia e Ana Cristina teriam sido enterradas no sábado, em cemitérios de Olinda e Camaragibe, respectivamente.
Mais nove mortes pelo novo coronavírus foram confirmadas em Pernambuco na manhã desta segunda-feira (6), em boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Estado (SES). Entre elas, um adolescente de 15 anos morador de São Loureço da Mata, que morreu no dia 27 de março e teve resultado do teste divulgado nesse domingo (5). O total de óbitos chegou a 30 em Pernambuco.
O boletim informa que o adolescente apresentou sintomas como febre, tosse, dispneia e saturação em 95% no dia 20 de março.
Mais 22 casos da covid-19 foram confirmados no Estado. Entre estes, 8 são do sexo masculino e 14 do feminino, com idades entre 15 e 92 anos de idade. Agora, Pernambuco soma 223 casos da doença.
Do total de casos confirmados, 101 estão em isolamento domiciliar e 67 internados, sendo 23 em UTI/UCI e 44 em leitos de isolamento. As pessoas infectadas estão distribuídas por 17 municípios, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista, São Lourenço da Mata, Lagoa do Carro, Paudalho, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Petrolina, Ipubi, Aliança e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.