Governadores de vários estados reagiram, nesta quinta-feira (16), ao afastamento de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus no País. A demissão foi uma decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que anunciou durante a tarde o novo titular da pasta, o oncologista Nelson Teich.
>> Paulo Câmara e Geraldo Julio criticam demissão de Mandetta
>> Bolsonaro é alvo de panelaço no Recife durante pronunciamento sobre saída de Mandetta
Os gestores estaduais usaram o Twitter para comentar a demissão do auxiliar de Bolsonaro. Ferrenho adversário do chefe do Executivo nacional, João Doria (PSDB), governador de São Paulo, classificou a saída de Mandetta do ministério como uma "perda para o Brasil". "A saída do Mandetta é uma perda para o Brasil. Agradeço o apoio e contribuição com o Estado de SP no combate à pandemia. Desejo êxito ao novo Ministro da Saúde, Nelson Teich, e espero que siga procedimentos técnicos e atenda às recomendações da OMS", afirmou o tucano.
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que foi diagnosticado com a covid-19 no início da semana, endureceu o tom contra Bolsonaro e disse que a decisão de afastar seu ministro da Saúde durante uma pandemia foi política.