"Bolsonaro vai cair se o senhor sair", teria dito Zambelli a Moro

A troca de mensagens foi no dia 23 de abril, um dia antes de Moro pedir demissão do cargo de ministro da Justiça
Alice Albuquerque
Publicado em 14/05/2020 às 19:28
Zambelli se pronunciou em suas redes sociais Foto: Filipe Jordão/JC Imagem


No dia 23 de abril, um dia antes do ex-ministro da Justiça Sergio Moro anunciar demissão, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) pediu que o então ministro conversasse com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) para garantir sua indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

>> 'Quero diretor na PF com mais afinidade comigo', disse Bolsonaro, segundo Valeixo

As declarações divulgadas pela GloboNews mostram a troca de mensagens entre Zambelli e Moro, e estão no inquérito de apuração sobre a possível interferência do chefe de Estado na Polícia Federal.

>> Celso de Mello autoriza a PGR a ter acesso ao vídeo de reunião ministerial citada por Moro em depoimento

A deputada disse a Moro, "Bolsonaro vai cair se o Sr sair". Em resposta, o ex-ministro disse que eles já haviam conversado naquele mesmo dia. Na mesma conversa, Moro também fala a deputada que não está "à venda".

Em depoimento prestado à PF na última quarta-feira (13), a deputada afirmou que não conversou com o presidente sobre a negociação da permanência de Moro no governo em troca de uma vaga de ministro no STF. Ela também afirmou não ter falado sobre o assunto com "pessoas em nome do presidente Jair Bolsonaro".

>> Carla Zambelli depõe à PF no dia 13 sobre denúncias de Moro contra Bolsonaro

Ainda de acordo com a GloboNews, no dia 17 de abril, Zambelli questionou a Moro o cargo de Valeixo na PF e disse que seria "100%" sincera. Para ela, a delegada da PF, Erika Marena, que atuou na Lava Jato "arrebentaria" no cargo de diretora-geral.

Carla Zambelli: "Ministro, como usual, vou usar de 100% de sinceridade. O Dr. Valeixo é o homem certo para dirigir a PF? A Erika Marena e o Edu Mauat sempre apontaram coisas sobre as atitudes dele na lava jato. Uma mudança agora seria muito bem vinda. Há a lista tríplice.... a Erika arrebentaria lá na DG.... Os casos da lava jato no Congresso precisam andar. Por favor, faça algo, urgente."

Confira os trechos da conversa entre Moro e Zambelli

Sergio Moro: "O Valeixo manteve a prisão do Lula diante da ordem ilegal de soltura do Des. la do RS. Se algo demora da LV no stf não é pela PF mas de outras pessoas."

Carla Zambelli: "Converse olho no olho com o PR e explique tudo isso..... por favor, Ministro. Pergunte onde ele quer ajudar, abra a comunicação."

Sergio Moro: “Já foi falado um milhão de vezes”

Carla Zambelli: “Ontem ele me disse que vc era desatmamentista. Acho que vcs tiveram alho recente. E ele não confia no Valeixo.....”

Sergio Moro: “Bem, acho que ele deveria confiar em mim”

Carla Zambelli: “Deveria.......”

Um dia antes do pedido de demissão de Moro, Zambelli voltou a falar tratar o assunto.

Carla Zambelli: "O PR propôs o seguinte: Já que o Valeixo pediu para sair, deixa o cargo vago por alguma dias. Vocês conversam com calma, se conhecem melhor (que está faltando desde o começo do mandato) e decidem juntos um nome."

Carla Zambelli: "O que você acha?"

Carla Zambelli: "por favor?"

Sergio Moro: "Carla isso está sendo conversado lá, nao escrever nada, sinto"

Carla Zambelli: "Pode só me responder se o Valeixo realmente pediu demissão?"

Sergio Moro: "Não pediu demissão"

Carla Zambelli: "Se o PR exonerar o Valeixo, o Sr topa conversar para ver um nome que atenda a ambos?"

Carla Zambelli: "Ou seja, a sua permanência depende da permanência do Valeixo?"

Sergio Moro: "Carla, não vou tratar essas questões por escrito. O PR já tem todas as informações"

Carla Zambelli: "Tá bem. Desculpe."

TAGS
política brasil sergio moro jair bolsonaro
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory