Com informações da Rádio Jornal Caruaru.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25) através de uma live para anunciar as novas medidas de contenção contra o aumento do coronavírus no município, que começam a valer a partir desta terça-feira (26) e vão durar 15 dias. A medida será tomada porque parte da população continua descumprindo as determinações do decreto municipal e os números de casos confirmados e mortes pelo vírus aumentando, totalizando 265 casos e 21 mortes no município.
Também participaram da coletiva o secretário de Planejamento, Diogo Bezerra, e o secretário Executivo de Saúde, Breno Feitosa.
Raquel ressaltou que o município trabalha de maneira intensa desde o início de março, quando a pandemia chegou ao Estado. "Temos dois pontos importantes que acendem o alerta. O primeiro, é a taxa de isolamento que chegou a 40% na última semana, precisamos elevar esse número para garantir que possamos sair dessa sem restrições e de uma maneira mais rápida. Também precisamos aprofundar as medidas e elas estão descritas para que a gente possa voltar ao normal o mais breve possível".
A tucana comunicou que encaminhará um projeto de lei para antecipar o feriado de São Pedro para a próxima quarta-feira (27), para ser apreciado na Câmara dos Vereadores de Caruaru. "Já conversei com o bispo diocesano e também com o presidente da Câmara, que vai realizar uma sessão extraordinária para a apreciação desse projeto de lei hoje a tarde. Se aprovado, depois de amanhã haverá um feriado na cidade. Sei que contarei com a colaboração dos vereadores para que a gente possa quebrar a semana e garantir menos circulação de pessoas na cidade".
» Com principais eventos cancelados, Pernambuco espera lockdown surtir efeito
O novo decreto municipal também diz que os trabalhadores de serviços essenciais precisarão medir a temperatura diariamente ao chegar no trabalho, caso apresente mais de 36,5 graus, o funcionário deverá voltar para casa. As empresas também deverão adquirir testes rápidos para os funcionários.
» Sem festa tradicional por causa do coronavírus, Caruaru comemora 163 anos com arrecadação de doações
Perguntado sobre a quantidade de testes rápidos que o município tem disponível, o secretário Executivo de Saúde, Breno Feitosa, ressaltou que Caruaru "tem testado muito mais que a média nacional". "Estamos utilizando testes laboratoriais contratados pelo município, além daquilo o que está sendo ofertado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual. Também fizemos aquisições de testes rápidos para poder mapear a cidade", afirmou.
» Veja os números de casos e mortes por coronavírus na sua cidade em Pernambuco
O secretário de Planejamento, Diogo Bezerra, falou sobre a necessidade da intensificação das ações, "principalmente quando comparamos os dias com as ocorrências de óbitos do isolamento". "Tem menos ocorrência por dia no início de abril e isso foi dado justamente pela medida de isolamento tomada antecipadamente pelo município; depois, temos um aumento no final de abril para o começo de maio e, diante disso, pensamos em quatro estratégias específicas que vão ser implementadas amanhã no município".
As ações de intensificação serão: ampliação de fiscalização das medidas dos decretos publicados; implantação de barreiras de restrição de circulação em locais com baixo índice de isolamento; expansão das barreiras sanitárias para atingir mais bairros e ampliação de testes para coronavírus na população
A prefeita pediu, ainda, que a população fique em casa durante esses 15 dias "para que possamos voltar a nossa normalidade o mais rápido possível".
A plataforma do Delivery Sulanca completou um mês de funcionamento na cidade nesta segunda-feira (25). De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, a plataforma é um sucesso e gerou uma movimentação financeira de R$ 13 milhões.
» Delivery Sulanca Caruaru bate recorde de entregas
"Só para terem ideia, na primeira semana, foram oficializadas 300 entregas, e na última semana quase dobramos esse número, passando para mais de 550 entregas efetuadas aqui no estacionamento do Polo de Caruaru, dentro da plataforma Delivery Sulanca, o que seria uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 13 milhões nesse primeiro mês".
No entanto, mesmo com as novas medidas decretadas pela prefeita Raquel Lyra, as atividades do parque 18 de maio relacionadas a feira da sulanca permanecem suspensas, como prevê o decreto municipal, que segue as recomendações dos órgãos de saúde.