ESPERANÇA

Coronavírus: Vacina produzida pelo Butantan pode ser aprovada pela Anvisa em novembro, afirma Doria

Governador de São Paulo concedeu entrevista à CNN Brasil

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 17/07/2020 às 23:08
DAY SANTOS/JC IMAGEM
. - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM
Leitura:

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou, durante uma entrevista ao canal de notícias CNN Brasil, nesta sexta-feira (17), que a vacina contra o novo coronavírus produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan pode ser aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em novembro. A condição para que isso aconteça é a terceira fase de testes com a imunização ocorrer como o esperado.

>> Há mais de 100 projetos de vacina contra novo coronavírus registrados no mundo

>> Projeto Comprova: Vacina do coronavírus não terá microchip para rastrear a população

>> Reino Unido acusa hackers russos de tentarem roubar as pesquisas sobre a vacina contra o coronavírus

"Vacina qualificada e bem avançada"

"Estamos desenvolvendo a terceira fase de testes da vacina da Sinovac com o Instituto Butantan com 9 mil voluntários - todos médicos e paramédicos - de seis Estados. O medicamento foi elogiado nesta sexta-feira pela OMS como uma vacina qualificada e bem avançada para a imunização da população. Se os resultados forem bons e sem efeitos colaterais, a vacina poderá ser aprovada no início de novembro para ser fabricada em larga escala no Brasil", comentou Doria.

O governador mencionou também que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está na terceira fase do desenvolvimento de uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. Segundo Doria, isso faz com que o Brasil seja o único no Hemisfério Sul a estar na terceira fase de desenvolvimento de duas imunizações contra a covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas ao redor do mundo.

>> Vacina contra coronavírus com testes no Brasil pode ser distribuída este ano, diz farmacêutica

>> O que se sabe sobre as vacinas mais avançadas contra o novo coronavírus

Elogios a Pazuello

Quando foi indagado sobre a condução do Ministério da Saúde, com base nos comentários de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o envolvimento do Exército na pasta, o governador de São Paulo teceu elogios ao atual responsável pelo Ministério, o general Eduardo Pazuello.

>> Quem é Eduardo Pazuello?

"Tenho que ser justo. Pazuello tem sido bastante correto com a maioria dos governos estaduais. Ele tem atendido as demandas e solicitações dos Estados, além de praticar encontros virtuais com a maioria dos secretários estaduais de saúde. Em São Paulo, foi extremamente correto conosco", completou.

>> Réveillon e carnaval só poderão ser comemorados após vacina, diz Doria

Sobre Bolsonaro...

João Doria, que cancelou o réveillon na Avenida Paulista, principal festa de ano novo da capital de São Paulo, falou também sobre a mudança de tom no governo, e associou isso ao período de quarentena do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que contraiu o novo coronavírus. O governador de São Paulo desejou pronta recuperação ao chefe do Executivo, mas espera que o período permita que Bolsonaro "faça uma reflexão" sobre o momento e entenda que o "País precisa de paz".

Tudo sobre a covid-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

DOUGLAS MAGNO/AFP
O objetivo da missão é encontrar a possível origem animal do SARS-CoV-2 e os seus canais de transmissão para humanos - FOTO:DOUGLAS MAGNO/AFP

Comentários

Últimas notícias