Eleições 2020

José Queiroz marca convenção do PDT que deve oficializar sua candidatura em Caruaru para 12 de setembro

O apoio do PSB a José Queiroz (PDT) em Caruaru esbarra na pré-candidatura de Túlio Gadêlha (PDT) no Recife, que vai disputar contra João Campos (PSB)

Alice Albuquerque Luisa Farias
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Luisa Farias
Publicado em 05/08/2020 às 13:27
ALEPE
"A minha esperança é que o deputado Wolney Queiroz volte ao protagonismo que ele deseja na próxima semana com a revisão da votação dessa parte do PDT para derrotar essa PEC", afirmou Zé Queiroz - FOTO: ALEPE
Leitura:

O deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) anunciou a data para a convenção partidária do PDT que deve oficializar a sua candidatura na disputa pelo comando do município. O evento vai ser realizado no dia 12 de setembro, quatro dias antes do prazo final para as convenções. O primeiro turno das eleições municipais foi adiado para o dia 15 de novembro. 

Ao JC, José Queiroz ressaltou que não é de agora que vem colocando a condição de pré-candidato à Prefeitura de Caruaru, mas acabou diminuindo o ritmo por conta da pandemia. "Sentimos a necessidade de dizer a todos os nossos acompanhantes, correlegionários e eleitores para marcar a convenção e todo mundo saber que é para valer. Não colocamos o nome de ninguém, apenas o meu está colocado", confirmou.

"Caruaru precisa estar à altura deste tempo atual, com gestores que ocupem seus cargos para servir ao bem comum. Fiéis a seu povo e ao seu programa de governo, comprometidos com obras e ações que melhorem a vida da população, que tenham postura de diálogo, capacidade de decisão, equilíbrio no enfrentamento de conflitos e crises", disse o ex-prefeito em uma rede social. 

 

Em Caruaru, outros integrantes da base de governo do PSB no estado também despontam como nomes para disputar as eleições: Os deputados estaduais Tony Gel (MDB) e Erick Lessa (PP), que já vem se colocando como pré-candidato. Mas, enquanto não ocorrem as convenções partidárias - quando as candidaturas são realmente oficializadas - as possibilidades seguem em aberto, seja de formação de alianças ou lançamento de mais de uma candidatura de oposição à prefeita Raquel Lyra, que vai buscar a reeleição.  

PDT

O apoio do PSB a José Queiroz em Caruaru esbarra na pré-candidatura de Túlio Gadêlha (PDT) no Recife, que pretende disputar o pleito contra o deputado federal João Campos (PSB). 

>> Pré-candidaturas de partidos da esquerda podem minar o PSB de João Campos na disputa pela Prefeitura do Recife

O partido é presidido no estado pelo deputado federal Wolney Queiroz, aliado do governador Paulo Câmara (PSB) e resistente ao lançamento de Túlio no Recife. Ao JC, Wolney reconheceu a legitimidade da pré-candidatura do pedetista, mas segundo ele, a decisão "não consta que tenha partido de uma deliberação do diretório, isso é algo que vamos precisar aprofundar".

Quanto à disputa do partido no Recife, o ex-prefeito falou que existem duas candidaturas. "Temos a de Túlio Gadelha e também temos a de Isabella. Ou seja, o presidente não foi escutado quando ela (Isabella) recebeu a manifestação do conjunto do PDT favorável a ela, e Lupi declarou que nada mais legítimo que Isabella ser lançada porque foi candidata a vice-governadora, foi vereadora, secretária municipal. Ela tem história no partido e é legítimo para alguns postulantes que colocasse o nome dela, como tem dois candidatos", pontuou.

Após o anúncio de Túlio, a ex-vereadora do Recife, Isabella de Roldão (PDT) também anunciou sua pré-candidatura. Ela acusou Túlio de fazer uma discussão "unilateral" e se colocar na disputa sem ter tido diálogo com os membros do partido. 

>> PDT lança pré-candidatura de Isabella de Roldão à Prefeitura do Recife 

Vale lembrar que a própria Isabella concorreu na vice da chapa de Maurício Rands (Pros) nas eleições de 2018 contra o governador Paulo Câmara (PSB), reeleito para o segundo mandato. Apesar disso, o PDT manteve os cargos ocupados no Governo de Pernambuco e na Prefeitura do Recife, inclusive Wellington Batista no comando da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária. 

Já no início de 2019, Isabella de Roldão foi nomeada secretária de Habitação do Recife, onde permaneceu até abril de 2020, prazo de descompatibilização de cargos públicos para disputar as eleições deste ano. Havia rumores de que ela estaria sendo cotada para ocupar a vaga de vice na chapa de João Campos (PSB) na eleição da capital pernambucana.  

Aliança

Otimista, Queiroz comentou que tem uma boa relação com os partidos de esquerda em Caruaru "em Recife e nacionalmente também, que será desenvolvida com Wolney. Espero que todas essas articulações deem certo, além de outras que tentaremos e estamos trabalhando para que seja referendado adiante".

Ainda ao JC, deputado explicou que o PDT está fazendo articulações com outros partidos e que, no município, a Frente Popular do PT, PCdoB, PDT e PSB sempre foi feita, "estamos encaminhando discussões". "Já conversei com Marcelo Gomes que está presidindo o PSB local, para marcar uma reunião remota. Já conversei com o PCdoB, com Luiz Sérgio Campos, conhecido como Orobó, com Eduardo Guerra (candidato a prefeito de Caruaru pelo PSOL em 2016), que está no Tradicional e com João Paulo, em Recife. Acho que o PCdoB já poderia dizer que é o primeiro a fechar. O presidente do PT Leonel Brizola que lançou uma candidatura aqui, mas tradicionalmente tem uma aliança com a gente e através dela que ajudamos a eleger numa aliança Rogério Menezes".

No entanto, José Queiroz observou que "não sei como, mas a aliança e ligação do PSB e PDT vai dar certo", no Recife. "Não há empecilho. Ainda tem mais um adendo: Caruaru tem 277 mil habitantes, 220 mil eleitores, e faz uma política adulta - com o devido respeito de todos os partidos de esquerda e direita do Recife - tem Tony Gel (MDB), tem Erick Lessa (PP) na base Paulo Câmara em Caruaru. Quando começar a decidir, vai ser independente de influência, Caruaru vai receber o devido respeito dos seus partidos estaduais para fazer as duas alianças e coligações", finalizou, ressaltando que a aliança dará certo no Recife.

Comentários

Últimas notícias