Eleição municipal

Candidata a prefeita do Recife, Cláudia Ribeiro (PSTU) quer estatizar saúde, tarifa zero e "fora Bolsonaro"

A candidata foi sabatinada na Rádio Jornal

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/09/2020 às 12:40
BETO DLZ/JC IMAGEM
PSTU Cláudia diz que 1% tem seu significado - FOTO: BETO DLZ/JC IMAGEM
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

Durante sabatina na Rádio Jornal, nesta quarta-feira (30), a candidata do PSTU a prefeita do Recife, Cláudia Ribeiro, defendeu a estatização do serviço de saúde, a tarifa zero no transporte público para os desempregados e a inclusão de motoristas de aplicativo no mercado de trabalho, por ser contrária à forma como eles operam hoje na capital.

>> Veja os números dos candidatos a prefeito do Recife nas eleições 2020

>> Thiago Santos  quer auditar a dívida pública do Recife para resolver problemas da cidade

Questionada sobre a falta de experiência em cargos do Executivo, Cláudia apontou que os governos anteriores, mesmo experientes, deixaram a cidade em "decadência". "Vemos políticos que fazem carreira e a cidade vive uma profunda decadência, população sem saneamento, déficit habitacional, saúde e educação agonizando, que experiência é essa? Jogam nos trabalhadores uma crise que não é sua, essa experiência a gente não tem, sou professora, tenho experiência junto à classe trabalhadora, na garantia dos direitos", afirmou.

Confira as sabatinas desta quarta-feira com Thiago Santos e Cláudia Ribeiro:

Professora da rede municipal, a candidata afirmou que as gestões do PSB são boas de propaganda, no que diz respeito à educação, mas que no dia a dia a situação é diferente. "Todo ano nós professores temos de fazer greve para que o piso salarial, que é lei, seja cumprido. Em algumas escolas, chove dentro da sala de aula, em outros casos, é um calor insuportável. Dizem cumprir o orçamento com a educação, mas boa parte vai para convênio com empresas privadas, o recurso não é destinado à valorização e estrutura, essa ultima gestão não tem concurso público, enche o serviço de terceirizados, sem garantia de direito trabalhista. Se tem algo que a prefeitura faz é propaganda, mas muitas escolas não têm quadra poliesportiva nem um espaço para os estudantes, são casas adaptadas, sem espaço", pontuou.

» Com "dinheiro de Bolsonaro", Marco Aurélio (PRTB) diz que vai construir 50 creches no Recife 

» Com o objetivo de "derrubar a direita", Victor Assis (PCO) diz que calçar ruas do Recife não é prioridade

» Defensor da iniciativa privada, Charbel (Novo) quer entregar "serviços públicos com qualidade de serviços privados" no Recife

» Delegada Patrícia diz que os candidatos que querem paternidade de Bolsonaro no Recife terão "DNA negativo"

Cláudia Ribeiro ainda disse que o déficit habitacional do Recife impediu que pessoas pudessem se proteger da pandemia do novo coronavírus (covid-19). "É inadmissível ter déficit habitacional de 71 mil casas, em meio à pandemia, uma população foi excluída do direito de cuidar da saúde, o fique em casa não serviu para eles", comentou.

Precisamos mudar a estrutura, a gente precisa governar com conselhos populares nos bairros, nas escolas. Não é possível ter a Câmara gastando 152 milhões para batizar nome de rua enquanto secretarias só utilizam132 milhões do orçamento. Por isso, propomos conselhos, que não seriam centralizados na prefeita, mas nos trabalhadores que produzem a riqueza.
Cláudia Ribeiro (PSTU).

Transporte

No que tange ao transporte público, a candidata disse que a estrutura atual precisa ser alterada, pois, segundo ela, só o empresário se beneficia. Além disso, ela defende em seu plano de governo que a tarifa deveria ser zerada para desempregados. "Quem ganha com esse sistema de transporte? Nos terminais, a população está se digladiando, é uma situação vexatória e isso acontece por conta da garantia de lucro dos empresários, que privatizam o direito de ir e vir. O município precisa assumir, os empresários já ganharam muito, os ricos precisam pagar a conta. Defendo imposto progressivo de IPTU e impostos sobre as grandes riquezas".

Saúde

A candidata defende uma fila única nos hospitais do Recife, tanto particulares quanto públicos, com o objetivo de estatizar a saúde na capital. "O maior polo de saúde fica na Ilha do Leite, mas não somos nós os beneficiados deste polo, saúde não rima com lucro. Precisamos estatizar o serviço de saúde para ser básico. Defendemos o fim do capitalismo, é uma das tarefas fundamentais, esse sistema não serve, está falido e joga para uma ameaça da nossa existência. Está aí a Amazônia, isso é resultado do capitalismo e da política genocida de Jair Bolsonaro que nos joga ao abatedouro enquanto a reforma administrativa vai acabar com SUS, escola pública", disse.

Durante a pandemia, vimos escândalos no Recife na compra de insumos, respiradores que não eram para uso humano e temos um secretário de Saúde que anda com habeas corpus para não ser preso, ele deveria ser afastado.
Cláudia Ribeiro (PSTU).

Motoristas de aplicativo e táxis

Com críticas às cooperativas de táxis e aos aplicativos de transporte, uma das propostas da candidata é criar um sistema de transporte acessível. "Empreendedorismo é a última exploração dos trabalhadores, sem direito trabalhista garantido e os trabalhadores do Uber são parte disso. Esses trabalhadores são desempregados, eles precisam ser integrados ao mercado de trabalho para não serem explorados", disse. A candidata ainda disse entender que é preciso melhorar o metrô e o ônibus, mas não deu detalhes de como conseguiria recursos ou de que forma faria isso.

Citação

Precisamos mudar a estrutura, a gente precisa governar com conselhos populares nos bairros, nas escolas. Não é possível ter a Câmara gastando 152 milhões para batizar nome de rua enquanto secretarias só utilizam132

Cláudia Ribeiro (PSTU).
Citação

Durante a pandemia, vimos escândalos no Recife na compra de insumos, respiradores que não eram para uso humano e temos um secretário de Saúde que anda com habeas corpus para não ser preso, ele deveria ser afastado.

Cláudia Ribeiro (PSTU).
JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias