Eleições 2020

Candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes faz lançamento oficial do seu programa de governo

Marília Arraes (PT) publicou um vídeo nas redes sociais em que fala, ao lado do candidato a vice-prefeito João Arnaldo (PSOL), sobre a construção do documento com as diretrizes do seu governo caso seja eleita prefeita do Recife

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 08/10/2020 às 23:11
PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
CAMINHADA Marília Arraes esteve no bairro de Passarinho ontem - FOTO: PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

A candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) fez o lançamento oficial do seu programa de governo, intitulado "Recife Cidade Inteligente", por meio de um vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (8). O documento de 98 páginas é uma versão mais detalhada do programa de governo disponível na Plataforma DivulgacandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a apresentação de propostas para cada uma das áreas. O coordenador do programa é o candidato a vice-prefeito João Arnaldo (PSOL), que também participou da apresentação. 

Marília inicia a sua fala citando o legado do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, também reivindicado pelo seu adversário e primo, João Campos (PSB). "Desde muito cedo eu aprendi com Arraes que tudo na vida tem um sentido maior. E a vida de Arraes foi dedicada a lutar contra a desigualdade social e é por isso que agora nós estamos com muita alegria lançando o nosso programa de governo, o Recife Cidade Inteligente, que estamos construindo já há muito tempo e à muitas mãos", afirma. 

>> Programa de governo de Marília Arraes e João Arnaldo para o Recife prega garantia de direitos sociais

>> Trajetória e ideias de Marília Arraes, candidata a prefeita do Recife pelo PT

A candidata lembra que o programa de governo, intitulado "Recife Cidade Inteligente" começou a ser elaborado há cerca de um ano, a partir de uma série de sugestões apresentadas pela população por meio de redes sociais, rádios comunitárias, plenárias virtuais, etc.  "Foi muita gente que se engajou a pensar, mas mais do que pensar, a sonhar a cidade, a sonhar o Recife. E o nosso sonho é que nós tenhamos um Recife sem desigualdade, que a gente comece de verdade a combater as desigualdades sociais, algo que foi esquecido nos últimos anos aqui na cidade, mas a gente também tem uma responsabilidade, que é resgatar o Recife do abandono de tantas áreas que tem sofrido nos últimos anos", aponta a candidata. 

Os eixos de trabalho permanecem quase os mesmos em relação ao programa apresentado anteriormente. São eles Proteção Social (Saúde e Assistência), Cidadania Ativa (Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Comunicação e Conectividade), Direito à Cidade (Planejamento e Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Moradia, Mobilidade e Prevenção à violência);Trabalho e Economia; Combate às Desigualdades e Gestão Eficaz e Democrática (Participação Social e Transparência).

No eixo Cidadania Ativa, foi acrescentado o tema "Conectividade". Nesse ponto, são apresentadas propostas na área de Tecnologia da Informação (TI), como a implantação de Fab Labs, "laboratório de fabricação digital" colaborativa em cada uma das Regiões Político Administrativas (RPAs) do Recife, e a criação da Plataforma Municipal de Ensino à Distância (EAD), com oferta de cursos gratuitos para a população. 

Outro tema incorporado a esta nova versão do programa de governo é "Meio Ambiente e Sustentabilidade", dentro do eixo "Direito à Cidade". João Arnaldo tem um histórico de atuação nessa área e já foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Entre as propostas para o meio ambiente está a implantação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) Verde, com cobrança de valor reduzido para imóveis que preservarem áreas verdes. O programa também contempla a implantação de uma Política Municipal de Turismo
Sustentável, que ofereça atividades de baixo impacto ambiental. 

Programa

João Arnaldo destaca no vídeo o caráter participativo do programa de governo, que segundo ele, vai fazer com que Recife torne-se "a capital da inclusão e da participação social em nosso País". "Governar uma cidade com os desafios e a complexidade que tem o Recife exige compromissos essenciais de quem deseja superar esses problemas. O primeiro é garantir a inclusão das pessoas no orçamento público, garantir que as políticas públicas sejam feitas com eficácia, com competência, com gestão qualificada, mas em segundo lugar, com participação. Nós queremos garantir que as pessoas possam ser efetivamente protagonistas da gestão pública da nossa cidade", disse o candidato. 

>> João Arnaldo, do PSOL, será o vice de Marília Arraes no Recife

Ao final do vídeo, Marília agradece a apoio à sua candidatura e faz um aceno ao ex-presidente Lula (PT)  "Agradecer muito ao presidente Lula que desde o início está super animado com essa possibilidade que a gente tem real de mudar o Recife", afirma a candidata. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias