eleições 2020

Na disputa pela Prefeitura de Paulista pela 5ª vez, Sérgio Leite pretende rever IPTU a "preço justo" e diz que vai buscar recursos no governo federal

O candidato a prefeito de Paulista, Sérgio Leite (PP), prometeu resolver a segurança pública com política integrada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/10/2020 às 20:04
LUCAS ROCHA/RÁDIO JORNAL
Sérgio Leite (PP) é candidato à Prefeitura de Paulista pela quinta vez - FOTO: LUCAS ROCHA/RÁDIO JORNAL
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Em sabatina da Rádio Jornal nesta quinta-feira (15), com os candidatos à Prefeitura de Paulista, o candidato a prefeito de Paulista, Sérgio Leite (PP), afirmou que vai rever o valor do IPTU a um "preço justo", para que as pessoas consigam pagar.

As entrevistas estão sendo realizadas no Balanço de Notícias e serão comandadas pelos apresentadores do programa Wagner Gomes e Felipe Vieira e um jornalista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

>> Acompanhe tudo sobre as Eleições 2020 do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Na disputa ao cargo pela 5ª vez em Paulista, Sério Leite (PP) afirmou, com relação ao ano fiscal de 2021 que deve ser precário em decorrência da pandemia do coronavírus, que pretende diminuir o IPTU e ISS "preço justo" para que a população consiga pagar.

"O problema é que Paulista é uma das cidades que tem o pior Portal da Transparência, não tem acesso. Boa parte desses investimentos são recursos estaduais e federais, porque o município não tem essa receita toda para esse investimento. A gente traz o recurso e tem o percentual que o município disponibiliza, não é uma coisa grande, porque as pessoas não pagam IPTU, porque é caro, tem que rever para as pessoas começarem a pagar no preço justo, o ISS também tem dificuldade. Vamos cuidar de um sistema de incentivo à contribuição dos impostos de forma justa e transparente, que o cidadão saída que o dinheiro está sendo investido para melhorar a cidade", afirmou.

ORLA

Questionado sobre a viabilização de recursos para a revitalização da Orla de Paulista com relação ao avanço do mar, o candidato reconheceu que "em quatro anos não é fácil fazer tudo". "Conheço todo esse procedimento e acompanhei as intervenções, sei o que aconteceu. Paulista tem 14 quilômetros de áreas de corais, praia belíssima, pontal e, ao longo dos anos, não cuidaram. Pretendemos recuperar essa orla com uma equipe competente, de forma transparente e honesta, sem esquema em Brasília, mas com dinheiro do governo federal para fazer a contenção do calçadão, um espaço de lazer cultural para atrair turismo e gerar dinheiro e renda em Maria Farinha, com um grande polo de turismo".

Sérgio Leite ressaltou estar disposto a ir conversar com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em busca de recursos. "Vou ser prefeito de uma cidade e vou ser prefeito de todos, independente de ideologia, todos os moradores pagam impostos. O que for de recurso que eu puder trazer, todos recebem. O que puder fazer, vou buscar recursos nos ministérios específicos, em qualquer uma das políticas públicas onde tiver recursos, vou atrás. Tenho trânsito em Brasília pela minha experiência", questionado sobre o que acha do presidente da República, o candidato não respondeu.

MOBILIDADE

Com a conclusão da ponte do Janga, o trânsito para a cidade dormitório ficou mais tranquilo, mas ainda existem gargalos. Com isso, Sério Leite comentou que o projeto da Avenida Cláudio Gueiros deve ser concluído. "Foi feito uma parte no período eleitoral de 2016, e a via principal de Paulista, a PE-01 ainda falta concluir. Vou correr atrás para concluir e facilitar a mobilidade. A gente passa por Olinda e está sendo feita uma intervenção da segunda perimetral, vai desafogar bastante. Enquanto não concluir, vai ficar esse engarrafamento. Isso vai ajudar nessa questão de garantir o acesso a outras áreas da cidade para que a gente possa melhorar.

SANEAMENTO

Leite apontou que o saneamento de Paulista, também feito pela Compesa, não está funcionando e vai cobrar da empresa, mas que a pauta não é defendida por ele de agora. "Paulista parou. A cidade está toda alagada, o esgoto a céu aberto e a falta d'água permanente. Tem bairro que passa 20 dias para chegar água. Vamos cobrar da Compesa. Como deputado, já tinha feito uma frente parlamentar para o abastecimento da região do Litoral Norte", lembrou.

SEGURANÇA

Paulista é a única cidade da região Nordeste que está no programa do governo federal Em Frente Brasil, que reforça o policiamento ostensivo em cinco bairros do País, com agentes da Força Nacional atuando em conjunto com as instituições de segurança local. O candidato explicou que a cidade está no projeto por estar "entre as mais violentas". Sério Leite prometeu resolver a questão da segurança pública da cidade com uma política integrada, para que "as outras cidades possam copiar".

"Essa força está lá porque as políticas públicas não estão revolvendo. O que o político deveria fazer para combater a criminalidade, não é feito. Não tem o cuidado com espaços públicos. Quando não cuida dos problemas pequenos, gera problemas maiores. As políticas não existe e a segurança diminui. Vamos fazer política de segurança integrada com todas as outras políticas públicas e a sociedade, para junto conosco, criar um conselho municipal de segurança pública, conselho comunitário, e fazer de Paulista uma referência para que as outras cidades possam copiar. Vamos mostrar que é possível melhorar a cidade. Nenhum investidor vai querer trazer a sua indústria para uma cidade violenta. Então, vamos combater a violência com essa política integrada", ressaltou.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias