ELEIÇÕES SJCC

Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo: Após guia eleitoral, João Campos aumenta vantagem na disputa pela Prefeitura do Recife

O candidato da Frente Popular do Recife assume liderança com 33% das intenções de votos. Enquanto o índice de rejeição cai de 36% para 28% dos entrevistados que declararam não votar de jeito nenhum no socialista.

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 15/10/2020 às 23:33
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
ALIADOS João Campos e Geraldo Julio têm primeira reunião de transição nesta terça (1º), 30 dias antes da posse - FOTO: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Faltando pouco menos de 30 dias para o primeiro turno das eleições municipais e após os impactos da exibição do guia eleitoral, a folga de 10 pontos percentuais do candidato a prefeito pelo PSB, o deputado federal João Campos, mostra um cenário favorável ao socialista neste momento da corrida majoritária.

De acordo com a segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta quinta-feira (15), o socialista lidera as intenções de voto com 33%, ante os 23% alcançados na pesquisa divulgada no dia 2 de outubro. Procurado pelo JC, João Campos informou, via assessoria de imprensa, que não iria comentar o resultado da pesquisa.

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos lidera no Recife; Mendonça, Marília e Delegada Patrícia empatam tecnicamente em 2º

>> Ibope/JC/Rede Globo: Rejeição de João, Mendonça e Marília cai, e da Delegada Patrícia cresce no Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia é nome mais forte contra João Campos em eventual 2º turno no Recife

No último levantamento, aliados do socialista comentaram que ele, apesar de ter sido o deputado federal mais votado de Pernambuco com mais de 400 mil votos, ele ainda não era totalmente conhecido pela população recifense. A falta de conhecimento, inclusive, foi citada como justificativa para o alto índice de rejeição registrado àquela época, de 36%. No levantamento desta quinta, a taxa caiu para 28%.

Nesta segunda rodada da pesquisa, as intenções de voto de João Campos seguem mais acentuadas entre os eleitores de 16 a 24 anos e entre os que avaliam positivamente a gestão do atual prefeito Geraldo Julio (PSB), visto que atingem 43% e 47% das menções, respectivamente. Nestes mesmos estratos, na rodada anterior, as menções eram de 29% e 39%, também respectivamente.

"Nós vemos este cenário com muito entusiasmo, não apenas pelo resultado de hoje, mas a crescente intenção de votos que vem se confirmando, pesquisa após pesquisa. João Campos está marcando, com muita competência e qualidade, os espaços na cidade, e os números só confirmam isso", avalia o presidente estadual do PSD, o deputado federal André de Paula. O PSD integra a base de 12 partidos que fazem a coligação Frente Popular do Recife.

Para o dirigente, mesmo que a pesquisa seja considerada por muitos o retrato de um momento específico, João deve continuar apresentando uma curva ascendente até o fim da eleição. "Se batia na tecla de que era muito jovem, fruto de um capricho partidário e familiar, mas o que estamos vendo é que surge um líder. Apesar de ser jovem, ele mostra ser um político maduro e traz o debate com propostas concretas, não fazendo o discurso do 'anti', do mau humor, da crítica aos adversários", pontuou o parlamentar.

A segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro de 2020, sendo a primeira após o início do guia eleitoral. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE08776/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo.

AGENDA DO CANDIDATO

Em meio às acusações de que tem escondido Geraldo, a agenda do candidato contou com a participação do chefe do Executivo Municipal. Em um encontro com os voluntários da campanha, chamado de Time JC 40, o socialista discutiu as ações para os próximos dias de campanha.

"Estou animado em representar esse time e defender um histórico de lutas da Frente Popular do Recife. Será um cenário de muito desafio e de muita luta, mas vamos fazer a coisa por inteiro, com gosto e com o coração. Não há nada mais poderoso do que juntar pessoas para mudar a vida das pessoas que mais precisam para melhor. Vocês terão um papel fundamental na divulgação de nossas ideias e propostas", ressaltou Campos, acompanhado da candidata a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), nesta quarta-feira (14).

>> "Sou filho de Eduardo, mas não sou apenas isso", crava o candidato a prefeito do Recife João Campos

O candidato da Frente Popular também pontuou que essa mobilização se dará com foco muito claro na construção de alternativas para os desafios da cidade, deixando de lado os ataques que estão sendo disparados pela oposição. "Nunca vi ninguém na vida fazer algo que dê certo se utilizando de ódio, de preconceito, de raiva, de arenga. Não iremos gastar energia com isso. O que queremos é fazer as coisas com amor e eu acredito muito no poder da união das pessoas", continuou.

João Campos aproveitou a ocasião para rememorar a gestão do ex-governador Eduardo Campos e defendeu o legado do prefeito Geraldo Julio no Recife. "É com muita emoção que venho aqui na Tribuna 40. Foi dela que Eduardo, em 2006, saiu para ser o melhor governador da história de Pernambuco. Foi aqui que iniciamos as caminhadas mais importantes da Frente Popular no Recife e no Estado", falou.

O candidato a prefeito reforçou quais serão as prioridades para o Recife em seu governo, caso seja eleito. "Nosso maior desafio será o combate às desigualdades. O Recife será a cidade que mais vai crescer depois da pandemia, porque teremos um time pegado no serviço o tempo todo para isso. E isso se dará também a partir da união das pessoas. A unidade da cidade. Soubemos montar um amplo palanque e saberemos desmontá-lo também para governar para todos os recifenses. Não faltará disposição. Estamos prontos para governar esta cidade", concluiu.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias