Eleições 2020

Mendonça Filho divulga propostas para pessoas com deficiência no Recife

Entre as propostas apresentadas pelo candidato à Prefeitura do Recife, está a criação de um centro de referência para pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/10/2020 às 21:23 | Atualizado em 30/10/2020 às 21:28
Guga Matos/Divulgação
Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife e Priscila Krause, candidata a vice - FOTO: Guga Matos/Divulgação

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

O candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) anunciou nesta sexta-feira (30) um pacote de propostas voltadas para as pessoas com deficiência da capital pernambucana, contemplando a questão da mobilidade, atenção especial, atenção e educação. 

"Vamos preparar o serviço público do Recife para receber e cuidar das pessoas com algum tipo de deficiência, e exigir que todos sejam tratados de forma igual, diante da nosso lema ‘Nada sobre nós sem nós’, ou seja, ouvindo os deficientes para que suas demandas, planos e protocolos específicos sejam atendidos", disse.

>> Ibope/JC/Rede Globo: Mendonça cai 6 pontos desde a primeira rodada da pesquisa e é ultrapassado numericamente por Marília e Patrícia

>> Mendonça apresenta propostas para redução da carga tributária paga pelos recifenses

No quesito mobilidade, está previsto um plano de acessibilidade que transformará as calçadas em modais de deslocamento, e o "Cartão Respeito", a ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida para se comunicar com semáforos inteligentes e aumentar o tempo padrão de travessia na faixa de pedestre. Além disse, de acordo com a proposta, serão instaladas rampas permanentes na orla da praia. 

De acordo com Mendonça, a sua política para as pessoas com deficiência na área da saúde engloba a capacitação dos oito Distritos Sanitários do Recife para um atendimento especializado. O candidato também pretende criar um centro de referência para pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), e programas intersetoriais para atender mães de crianças com deficiência. 

Com relação à habitação, as pessoas com deficiência terão prioridade no acesso à programas habitacionais da Prefeitura e exclusividade em ao menos 5% dos benefícios concedidos. Já na educação, ele garantiu o serviço para crianças com necessidades, inclusive no caso de ser necessária uma assistência individualizada. Segundo ele, hoje são apenas 311 agentes efetivos para cerca de quatro mil alunos com deficiência matriculados na rede pública. "O importante é que tenhamos como foco o respeito às diferenças. Sempre agi dessa forma em minha vida pública, no executivo, no legislativo e também como ministro da Educação. Não será diferente quando for prefeito do Recife", afirmou Mendonça. 

Mendonça acredita que a melhoria da inclusão das pessoas com deficiências - cerca de 430 no Recife, de acordo com o Censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - no acesso às políticas públicas está relacionada a participação dos interessados com a causa na administração da cidade. “Abrir o debate faz toda a diferença. Ajuda a difundir e a criar uma identidade inclusiva e com justiça social”, opinou Mendonça.

Na área da comunicação, o democrata prometeu criar um serviço municipal de audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Ele também pretende investir na capacitação de servidores municipais para se comunicaram por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), principalmente nos equipamentos de saúde e criar a Central de Libras do Recife. A comunicação institucional também deverá ser acessível. 

Trânsito

Mendonça veiculou um novo vídeo do seu guia eleitoral na noite dessa quinta-feira (29) falando sobre a situação do trânsito no Recife - com críticas à atual gestão - e as duas propostas para esta área. O vídeo começa com um narrador falando sobre o fato de Recife ser considerado o 15º pior trânsito do mundo. "Engarrafamentos, ônibus lotados, BRT abandonado, milhões de reais gastos em um projeto de transporte fluvial que naufragou. Este é o legado das gestões do PSB no transporte. Fizeram pouco, gastaram muito, gastaram errado", diz trecho do vídeo. 

Em seguida, o democrata aparece em vários pontos da cidade apontando quais melhorias propõe para cada localidade para melhorar o tráfego de veículos. "Os problemas foram se acumulando ao longo do tempo. Faltou iniciativa para as obras importantes. Aqui vamos triplicar a saída da cidade pela 232, onde passam mais de 30 veículos por dia. Vamos acabar com os engarrafamentos. Faltou criatividade para pequenas intervenções que resolvem grande gargalos. Aqui vamos construir uma nova alça de acesso ao Ibura e às URs. Dá para fazer, não custa caro e resolve o seu problema", disse Mendonça. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias