ELEIÇÕES 2020

Ibope/JC/Rede Globo divulgam quarta rodada da pesquisa para prefeito do Recife

Desde a última terça-feira (3) profissionais do Ibope estão nas ruas do Recife para entrevistar presencialmente 1001 eleitores de toda a cidade

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/11/2020 às 7:14 | Atualizado em 09/11/2020 às 7:16
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO: Artes/SJCC

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Nesta segunda-feira (9), serão divulgados os números da quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para as eleições 2020 no Recife. Desde a última terça-feira (3) profissionais do Ibope estão nas ruas do Recife para entrevistar presencialmente 1001 eleitores de toda a cidade. Segundo o sistema de registro de pesquisas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os entrevistadores realizarão a pesquisa até poucas horas antes da divulgação da pesquisa. Com isso, o instituto busca aferir a preferência do eleitorado em relação à disputa para o cargo de prefeito da capital pernambucana.

» Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, João segue na liderança; 2º lugar tem empate técnico, mantendo tendência de 2º turno

Assim como nas outras rodadas, a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE-07456/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo.

Faltando menos de uma semana para a eleição, o levantamento deve a apontar tendências ainda mais consolidadas para o 1º turno, que acontece no domingo (15), das 7h às 17h.

Terceira rodada Ibope/JC/Rede Globo

Na terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, João Campos (PSB) permaneceu à frente na disputa pela Prefeitura do Recife. O candidato socialista teve 31% das intenções de voto, variando negativamente dentro da margem de erro em relação ao levantamento do último dia 15 de outubro, quando tinha 33% das intenções.

Considerando a margem de erro do estudo novamente não é possível afirmar quem ocupa a segunda posição na disputa. O empate técnico permanece entre Marilia Arraes (PT), que cresceu quatro pontos percentuais, acima da margem de erro, com 18% das intenções; Delegada Patrícia (Podemos), citada por 16% dos eleitores, e Mendonça Filho (DEM), que recuou cinco ponto percentuais, acima da margem de erro, e aparece agora com 13% das intenções de voto.

Artes/JC
Intenção de voto terceira rodada pesquisa Ibope/JC/Rede Globo - Artes/JC

A terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE00353/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo. 

 

Considerando a margem de erro, a disputa pelo segundo lugar segue embolada entre três candidatos. Marilia Arraes (PT) varia de 14% (na primeira e segunda rodadas) para 18% agora. A Delegada Patricia (Podemos) é citada por 16% dos eleitores nesta terceira rodada (tinha 11% e 13%, respectivamente, na primeira e segunda rodadas). Já Mendonça Filho (DEM) tem neste momento 13%, apresentando um recuo de cinco pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, quando aparecia com 18%. No primeiro estudo divulgado, a intenção de votos do candidato do DEM era de 19%. 

Os demais candidatos - Claudia Ribeiro (PSTU); Coronel Feitosa (PSC), Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB); Carlos (PSL); Charbel (NOVO) e Thiago Santos (UP) – obtêm até 1% de respostas, cada. Victor Assis (PCO) mais uma vez não foi citado.

 

Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam novamente 14% (eram 22% na primeira pesquisa). Os indecisos oscilam agora para 4% (eram 7% e 3%, respectivamente, na primeira e segunda rodada). 

Rejeição

A Delegada Patrícia (Podemos) apresentou o maior crescimento em pontos percentuais da rejeição do eleitorado na terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo. A candidata era apontada por 14% do eleitorado recifense, quando perguntado sobre "quem não votariam de jeito nenhum". Agora, a candidata do Podemos pontua 20%.

 

Ainda assim, os candidatos mais rejeitados seguem sendo João Campos (PSB), Mendonça Filho (DEM) e Coronel Feitosa, com respectivas pontuações de 33%, 30% e 28%. 

Na primeira rodada do levantamento, João e Mendonça tinham 36% da rejeição. Na segunda pesquisa, reduziram para 28%. Já Coronel Feitosa saiu de 17% de rejeição na primeira pesquisa, chegou ao segundo levantamento com 28% e permanece assim nesta última rodada. 


 

 

Artes/JC
Intenção de voto terceira rodada pesquisa Ibope/JC/Rede Globo - FOTO:Artes/JC
Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO:Artes/SJCC

Comentários

Últimas notícias